ESTÁGIO (TIROCÍNIO) DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A EJA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vanderlei Rocha Lima Universidade Federal da Bahia image/svg+xml
  • Maria Cláudia Mota dos Santos Barreto Universidade Federal da Bahia image/svg+xml
  • Gilvanice Barbosa da Silva Musial Universidade Federal da Bahia image/svg+xml

Palavras-chave:

EJA, Estágio Docente, Formação de Professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 19-50.

BARRETO, Maria Cláudia M. S.; MUSIAL, Gilvanice B. S. Mulheres da classe trabalhadora na EJA: processos de escolarização e conciliação com o trabalho. Revista Trabalho Necessário, v. 19, n. 40, p. 216-238, set.-dez. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GOMES, Nilma Lino. Educação de Jovens e Adultos e questão racial: algumas reflexões iniciais. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. C.; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 87-104.

LAFFIN, Maria Hermínia L. F. Sujeitos jovens, adultos e idosos em processos de escolarização: o trabalho e o contexto social como elementos marcantes em suas vidas. In: DANTAS, Tânia Regina; AMORIM, Antonio; LEITE, Gildeci O. (Orgs.). Pesquisa, formação, alfabetização e direitos em educação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 151-168.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

LIMA, Vanderlei Rocha; BARRETO, Maria Cláudia Mota dos Santos; MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. ESTÁGIO (TIROCÍNIO) DOCENTE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A EJA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA. Colóquio dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, [S. l.], p. 164–166, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/cepjai/article/view/422. Acesso em: 19 set. 2024.