A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR LIVRE PARA O MOVIMENTO DO CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUPERANDO A DICOTOMIA (CORPO-MENTE)
Palavras-chave:
Brincar livre. Crianças. Movimento.Downloads
Referências
BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre; Artes Médicas, 1998. ___________. Brinquedo e cultura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006
CARDOSO, Marilete Calegari. Catadoras do brincar: o olhar sensível das professoras acerca do brincar livre no ensino fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2018a.
DUARTE JR. J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.
DUBREUCQ, Francine. Jean-Ovide Decroly. Tradução: Carlos Alberto Vieira Coelho, Jason Ferreira Mafra, Lutgardes Costa Freire, Denise Henrique Mafra; organização: Jason Ferreira Mafra. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editor. Massangana, 2010.
MOREIRA, W. W. (Org.). Corpo presente. Campinas: Papirus, 1995.
MELLO, Maria Ap. A intencionalidade do movimento no desenvolvimento da motricidade infantil. Multiciência. ASSER: São Carlos, vol.1, no01, novembro 1996.
PIZZANI. L., SILVA, S.C et al. A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v.10, n.1, p.53-66, jul./dez. 2012 – Disponível e <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/download/1896/pdf_28/> Acesso em 21 de Abril de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Colóquios Nacional e Internacional do Museu Pedagógico da UESB

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.