O USO INADEQUADO DE ANTIMICROBIANOS E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA DESSES MICRORGANISMOS
Palavras-chave:
Antimicrobiano, Resistência, MicrorganismosResumo
A resistência aos antimicrobianos (RAM) se configura como um dos desafios mais urgentes à saúde pública global. Ela ocorre quando microrganismos se tornam resistentes aos medicamentos utilizados para combatê-los, como antibióticos, antifúngicos, antivirais e antiparasitários. Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar o uso inadequado de antimicrobianos e a resposta dos microrganismos para estes medicamentos. Já que a sua utilização atualmente abrange diversas aplicações no cotidiano, como o uso de antibióticos em seres humanos, animais e plantas, gerando uma rota de transmissão da resistência antimicrobiana. E, medicamentos utilizados para tratamento clínico, tais como as classes das cefalosporinas, tetraciclinas, estreptomicinas e alguns outros são utilizados também em horticulturas e nos tratamentos em massa de bovinos, para controle de doenças respiratórias. Logo, não só a utilização para o tratamento individual de pacientes, como o uso indiscriminado em outras áreas faz com que a exposição a estes medicamentos seja mais recorrente. Assim, bactérias desenvolvem mecanismos de resistência, como mutações genéticas, transferências de genes específicos entre elas, produção de enzimas degradantes, dentre outras saídas, como a bomba de efluxo, estratégia utilizada por elas para eliminar a ação do fármaco através de proteínas exportadoras das substâncias secretadas por estes, impedindo a ação do medicamento.
Referências
OPAS. Resistência antimicrobiana. Disponível em: Resistência antimicrobiana OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org). Acesso em: 21 de junho de 2024.
ROCHA C, REYNOLDS ND, SIMONS, MP. Resistencia emergente a los antibióticos: una amenaza global y un problema crítico en el cuidado de la salud [Internet]. Rev Peru Med Exp Salud Publica 2015.
SILVA MO, AQUINO S. Resistência aos antimicrobianos: uma revisão dos desafios na busca por novas alternativas de tratamento Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção. 26 de junho de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Encontro de Microbiologia, Imunologia e Biotecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.