O USO INADEQUADO DE ANTIMICROBIANOS E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA DESSES MICRORGANISMOS

Autores

  • Marcel Pereira Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jadlla Andrade Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ingrid Schweter Ganda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Antimicrobiano, Resistência, Microrganismos

Resumo

A resistência aos antimicrobianos (RAM) se configura como um dos desafios mais urgentes à saúde pública global. Ela ocorre quando microrganismos se tornam resistentes aos medicamentos utilizados para combatê-los, como antibióticos, antifúngicos, antivirais e antiparasitários. Desse modo, o objetivo do estudo foi analisar o uso inadequado de antimicrobianos e a resposta dos microrganismos para estes medicamentos. Já que a sua utilização atualmente abrange diversas aplicações no cotidiano, como o uso de antibióticos em seres humanos, animais e plantas, gerando uma rota de transmissão da resistência antimicrobiana. E, medicamentos utilizados para tratamento clínico, tais como as classes das cefalosporinas, tetraciclinas, estreptomicinas e alguns outros são utilizados também em horticulturas e nos tratamentos em massa de bovinos, para controle de doenças respiratórias. Logo, não só a utilização para o tratamento individual de pacientes, como o uso indiscriminado em outras áreas faz com que a exposição a estes medicamentos seja mais recorrente. Assim, bactérias desenvolvem mecanismos de resistência, como mutações genéticas, transferências de genes específicos entre elas, produção de enzimas degradantes, dentre outras saídas, como a bomba de efluxo, estratégia utilizada por elas para eliminar a ação do fármaco através de proteínas exportadoras das substâncias secretadas por estes, impedindo a ação do medicamento.

Biografia do Autor

Marcel Pereira Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Farmácia da UESB/BA

Jadlla Andrade Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Odontologia da UESB/BA

Ingrid Schweter Ganda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Prof. Adjunta de Biologia da UESB/BA

Referências

OPAS. Resistência antimicrobiana. Disponível em: Resistência antimicrobiana OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org). Acesso em: 21 de junho de 2024.

ROCHA C, REYNOLDS ND, SIMONS, MP. Resistencia emergente a los antibióticos: una amenaza global y un problema crítico en el cuidado de la salud [Internet]. Rev Peru Med Exp Salud Publica 2015.

SILVA MO, AQUINO S. Resistência aos antimicrobianos: uma revisão dos desafios na busca por novas alternativas de tratamento Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção. 26 de junho de 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

SOUZA, Marcel Pereira; ALMEIDA, Jadlla Andrade; GANDA, Ingrid Schweter. O USO INADEQUADO DE ANTIMICROBIANOS E SUA RELAÇÃO COM A RESISTÊNCIA DESSES MICRORGANISMOS. Encontro de Microbiologia, Imunologia e Biotecnologia, [S. l.], v. 1, p. 5, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/emib/article/view/3178. Acesso em: 22 dez. 2024.