DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, INTERDISCIPLINARIDADE E A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Coordenador pedagógico, Interdisciplinar, Políticas educacionaisResumo
Este artigo tem como propósito analisar como os documentos legais vem discutindo a temática da interdisciplinaridade na etapa do Ensino Médio. Como metodologia, foi adotado a abordagem qualitativa, do tipo Análise Documental. Os resultados mostraram que há interesses econômicos, políticos e ideológicos nas políticas públicas educacionais, visto que a natureza do Estado é capitalista, como também a perspectiva interdisciplinar é pensada na lógica desse capital, que tem como objetivo preparar estudantes para o mercado de trabalho. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada dos profissionais em educação na perspectiva da interdisciplinaridade, em especial, de professores e coordenadores pedagógicos. Em razão disso, muitos profissionais devem estar investindo em sua autoformação, o que exime a responsabilidade do Estado em garantir a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos, fortalecendo o sistema neoliberal.
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