DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, INTERDISCIPLINARIDADE E A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Lilian Cristina Fonseca Menezes
  • Cláudio Pinto Nunes

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Interdisciplinar, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo tem como propósito analisar como os documentos legais vem discutindo a temática da interdisciplinaridade na etapa do Ensino Médio. Como metodologia, foi adotado a abordagem qualitativa, do tipo Análise Documental. Os resultados mostraram que há interesses econômicos, políticos e ideológicos nas políticas públicas educacionais, visto que a natureza do Estado é capitalista, como também a perspectiva interdisciplinar é pensada na lógica desse capital, que tem como objetivo preparar estudantes para o mercado de trabalho. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada dos profissionais em educação na perspectiva da interdisciplinaridade, em especial, de professores e coordenadores pedagógicos. Em razão disso, muitos profissionais devem estar investindo em sua autoformação, o que exime a responsabilidade do Estado em garantir a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos, fortalecendo o sistema neoliberal.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MENEZES, Lilian Cristina Fonseca; NUNES, Cláudio Pinto. DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, INTERDISCIPLINARIDADE E A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 16–29, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1579. Acesso em: 8 jul. 2025.