EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: desafios e perspectivas

Autores

  • Weslei Ferreira Barreto
  • Vilomar Sandes Sampaio

Palavras-chave:

tecnologia, educação, ensino, evasão escolar

Resumo

O sistema educacional brasileiro enfrenta desafios complexos, que vão desde a baixa qualidade do ensino em escolas públicas até a evasão escolar e a falta de investimento adequado das políticas públicas para essa finalidade. A qualidade do ensino tem sido prejudicada pela falta de interesse do Estado em investir em alunos com baixo desempenho e pela pouca participação familiar no processo educativo. Apesar das propostas do novo Plano Nacional de Educação para aumentar os investimentos na área, a evasão escolar persiste, sendo influenciada por questões socioeconômicas, culturais e metodológicas. Visando uma maior participação dos estudantes, o uso da tecnologia se torna uma alternativa não apenas para chamar a atenção do aluno a sala de aula, mas também explorar novos horizontes para o ensino-aprendizagem. Assim, a importância de ações governamentais para a utilização da tecnologia no ensino se torna papel fundamental. Contudo, se faz necessário não apenas implementar, mas acompanhar e conservar o programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASNIAK, Maria Ivete; SOARES, Maria Tereza Carneiro. O ProInfo e a disseminação da

Tecnologia Educacional no Brasil. Educação Unisinos, v. 20, n. 2, p. 201-214, 2016.

Disponível em https://www.redalyc.org/journal/4496/449646791007/ Acesso 17 abr 2024

BASTOS, Manoel de Jesus. Os Desafios da Educação Brasileira. Revista Científica

Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 14, pp. 39-46 janeiro de

ISSN:2448-0959. Disponível em:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-brasileira. Acesso 17 abr

COSTA, Lúcia Margarete. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO)

Expansão, democratização e inserção das tecnologias na Rede Pública. QUANTAComunicação e Cultura, v. 1, n. 1, p. 52-63, 2015.Disponível em: www.aedb.br . Acesso 25

abr 2024

MARTINS, Ronei Ximenes; FLORES, Vânia de Fátima. A implantação do Programa Nacional

de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007

e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, p. 112-128, 2015. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbeped/a/WhDJhQrDnPZ4tvPKWybvwKt/ Acesso 18 abr 2024

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo:

Cultrix, 1969.

OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se

perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021.

Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-umproblema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira. Acesso em 23 abr.2024

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da

qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, v. 28, p. 661-690, 2007. Disponível

https://www.scielo.br/j/es/a/ry9DyPzZ5vqQrgGc4dcWDtG/ Acesso em 23 abr.2024

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 90 – 103, maio, 2024.

SILVEIRA, José de Anchieta. Construcionismo e inovação pedagógica: uma visão crítica das

concepções de Papert sobre o uso da tecnologia computacional na aprendizagem da criança.

THEMIS: Revista da Esmec, v. 10, p. 119-138, 2012.Disponível em:

https://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS/article/view/87. Acesso em 25 abr 2024

SILVA, Renan Eduardo da; CASAGRANDE, Monalisa Alberton. Programa educação

conectada: o uso de tecnologia para o cumprimento das metas de educação básica no plano

nacional de educação. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 43, p.109-120, agosto 2020.

Disponível em https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3332 Acesso em 24

abr.2024

SOUZA, Raquel Aparecida. Mapeamento sobre a Política Inovação Educação ConectadaPIEC. Anais Conedu. Disponível em:

ditorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_I

D5371_TB2031_26092023084503.pdf Acesso em 24 abr.2024

TARTUCE, Gisela Lobo BP et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das

secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, v. 48, p. 478-504, 2018.Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cp/a/z7gwS6rpMRXHC7BY7yDfxsj/ Acesso em 28 abr.2024

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

BARRETO, Weslei Ferreira; SAMPAIO, Vilomar Sandes. EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: desafios e perspectivas. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 90–103, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1584. Acesso em: 15 maio. 2025.