O FUTURO DA DOCÊNCIA COM ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Docência, Educação

Resumo

As tecnologias digitais, a cada dia tem ganhado espaço na educação. No Brasil, desde os anos 1980, mudanças vêm ocorrendo de forma mais acelerada e contínua, com a chegada da Internet no início dos anos 1990 e, com o uso de diversas outras tecnologias digitais e dos dispositivos móveis. Na escola, essa revolução tecnológica requer do professor uma nova forma de interagir em sala de aula, sua relação com o ensino, os conteúdos, os recursos a serem utilizados e sua formação profissional. Essas transformações incidem sobre a prática dos professores que deve se ajustar às novas demandas. Há, portanto, necessidade de avançar nas ações de formação docente para além da simples instrumentalização no uso de recursos tecnológicos. Assim, o objetivo deste artigo é discutir sobre o futuro da docência com a ascensão das tecnologias digitais, sendo os objetivos específicos, conhecer a trajetória da docência e sua relação com a tecnologia; entender e fazer perspectivas para a docência do futuro; reconhecer os pontos desafios das tecnologias digitais para a docência. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, do tipo pesquisa qualitativa e descritiva. Foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Scopus, Periódicos Capes e Periódicos Científicos, sendo que, as palavras-chaves utilizadas na busca foram tecnologias digitais, docência, professor e tecnologia. Pode-se concluir que, o uso da tecnologia na educação favorece a um ensino de conteúdos escolares que promovem o desenvolvimento dos educandos em relação ao ensino transmitido pelo educador.

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Biografia do Autor

Valdeir Brito Santana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Paulista (2018), Pós- Graduando em Docência do Ensino Superior. Atualmente é secretário de governo da PREFEITURA MUNICIPAL DE JABORANDI. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Isaura Francisco de Oliveira, Southwest Bahia State University

Mestre em Educação de Jovens e Adultos, MPEJA, pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Licenciada em Ciências Sociais - UNIMES (2020). Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério nas Matérias Pedagógicas do 2 grau pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2002). Especialização Lato Senso em Metodologias do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB 2004). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação FACITE. (2009) Curso de Pós-graduação ( Lato Sensu) em Gestão Escolar (2008). Curso de Pós-graduação Lato Senso em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Universidade Gama Filho (2010). É autora de inúmeros artigos e capítulos em revistas e livros na área de Educação de Jovens e Adultos, Docência, Currículo Escolar, Ensino e Avaliação.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SANTANA, Valdeir Brito; OLIVEIRA, Isaura Francisco de. O FUTURO DA DOCÊNCIA COM ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 272–288, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1647. Acesso em: 8 jul. 2025.