O FUTURO DA DOCÊNCIA COM ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Docência, EducaçãoResumo
As tecnologias digitais, a cada dia tem ganhado espaço na educação. No Brasil, desde os anos 1980, mudanças vêm ocorrendo de forma mais acelerada e contínua, com a chegada da Internet no início dos anos 1990 e, com o uso de diversas outras tecnologias digitais e dos dispositivos móveis. Na escola, essa revolução tecnológica requer do professor uma nova forma de interagir em sala de aula, sua relação com o ensino, os conteúdos, os recursos a serem utilizados e sua formação profissional. Essas transformações incidem sobre a prática dos professores que deve se ajustar às novas demandas. Há, portanto, necessidade de avançar nas ações de formação docente para além da simples instrumentalização no uso de recursos tecnológicos. Assim, o objetivo deste artigo é discutir sobre o futuro da docência com a ascensão das tecnologias digitais, sendo os objetivos específicos, conhecer a trajetória da docência e sua relação com a tecnologia; entender e fazer perspectivas para a docência do futuro; reconhecer os pontos desafios das tecnologias digitais para a docência. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, do tipo pesquisa qualitativa e descritiva. Foram pesquisados livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Scopus, Periódicos Capes e Periódicos Científicos, sendo que, as palavras-chaves utilizadas na busca foram tecnologias digitais, docência, professor e tecnologia. Pode-se concluir que, o uso da tecnologia na educação favorece a um ensino de conteúdos escolares que promovem o desenvolvimento dos educandos em relação ao ensino transmitido pelo educador.
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