AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE AIQUARA-BAHIA NUMA PERSPECTIVA GLOCAL
Palavras-chave:
Rede Municipal de Ensino, Possibilidades, DesafiosResumo
Considerando a realidade da educação brasileira e principalmente as vivenciadas pelos municípios este artigo tenciona discutir as possibilidades e os desafios da Rede municipal de ensino de Aiquara-Bahia, numa perspectiva glocal. O vocábulo glocal será usado para retratar a abordagem que será feita considerando o aspecto macro (nacional) para chegar ao local (Aiquara). A escolha da temática justifica-se pelas vivencias no município como moradoras, alunas, professoras, presidentas do Conselho de Educação, gestoras e Coordenadora pedagógica, fatos que nos propiciou acompanhar bem de perto as possibilidades e desafios da Rede Municipal de Ensino. Para tal, metodologicamente, nos amparamos nas premissas da pesquisa documental segundo (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre a temática.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96
DOURADO, LUIZ FERNANDES e OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da Educação: perspectivas e desafios Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009 201 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
GESQUI, L. C.; FERNANDES, A. G. Desafios na oferta de vagas em creches da rede pública municipal de ensino Jornal de Políticas Educacionais. V. 15, n. 05.
https://d24am.com/artigos/maria-do-carmo-seffair/analfabetismo-funcional-e-a- realidade-brasileira Janeiro de 2021
https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317- educacao.html#:~:text=A%20taxa%20de%20analfabetismo%20para,(3%2C6% 25).
https://g1.globo.com/ceara/noticia/mais-de-100-mil-criancas-estao-fora-da- escola-em-fortaleza-por-falta-de-vaga-diz-conselho-tutelar.ghtml
https://qedu.org.br/brasil https://qedu.org.br/municipio/2900603-aiquara/ideb
IMBERNOM, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorando; uma mudança necessária. –São Paulo: Cortez, 2016 Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente
MEDEIROS, L.G.M. Rede municipal de ensino. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
PARO, Victor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo, Ática, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SANTOS, Zenildo. A cultura escolar e o ensino de matemática do Ginásio Municipal Américo Souto, Aiquara-BA (1970-1980). Tese (doutorado) – Programa de Pósgraduação em Ensino e Histórias das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC, São
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. X, n. X, p. 289 –304, maio, 2024.
André – SP, 2023. (prelo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.