A GESTÃO ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Perspectivas em municípios de Territórios de Identidade da Bahia
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Plano de Ações Articuladas, Projeto Político PedagógicoResumo
O presente artigo tem a finalidade de analisar as concepções e implicações da gestão escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP nas escolas do campo nos municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, localizados em Territórios de Identidade da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que, “parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto” (CHIZZOTTI, 1995, p.79). A pesquisa foi constituída através dos seguintes recursos: um questionário aplicado como ferramenta de uma pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória tem a finalidade de contribuir com esclarecimentos de conceitos, fenômeno, intermediados por estudos fundamentados em suposições, deduções, considerações, e posicionamento dos pesquisadores, que se ocuparam em colaborar cientificamente com produções, que venham corroborar para com estudos posteriores (GIL, 2008). No discorrer da pesquisa concluímos que as respostas decorrentes do questionário, evidenciaram um certo desconhecimento sobre a dinâmica da elaboração do PPP previsto no Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases, tal como no Plano Nacional de Educação - PNE e do Plano Municipal de Educação - PME, que disserta acerca das recomendações da elaboração do PPP. Tais resultados revelaram a existência de um fenômeno acerca da incipiência do conhecimento sobre as ações da gestão escolar e a forma da elaboração do PPP, assim como do conhecimento sobre as configurações de uma gestão escolar, que precisa ser problematizada mesmo com uma amostra reduzida de participantes. A pesquisa contribuiu para esclarecer conceitos e fenômenos que podem colaborar com estudos posteriores.
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