A GESTÃO ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Perspectivas em municípios de Territórios de Identidade da Bahia

Autores

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Plano de Ações Articuladas, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de analisar as concepções e implicações da gestão escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico - PPP nas escolas do campo nos municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, localizados em Territórios de Identidade da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que, “parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto” (CHIZZOTTI, 1995, p.79). A pesquisa foi constituída através dos seguintes recursos: um questionário aplicado como ferramenta de uma pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória tem a finalidade de contribuir com esclarecimentos de conceitos, fenômeno, intermediados por estudos fundamentados em suposições, deduções, considerações, e posicionamento dos pesquisadores, que se ocuparam em colaborar cientificamente com produções, que venham corroborar para com estudos posteriores (GIL, 2008). No discorrer da pesquisa concluímos que as respostas decorrentes do questionário, evidenciaram um certo desconhecimento sobre a dinâmica da elaboração do PPP previsto no Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases, tal como no Plano Nacional de Educação - PNE e do Plano Municipal de Educação - PME, que disserta acerca das recomendações da elaboração do PPP. Tais resultados revelaram a existência de um fenômeno acerca da incipiência do conhecimento sobre as ações da gestão escolar e a forma da elaboração do PPP, assim como do conhecimento sobre as configurações de uma gestão escolar, que precisa ser problematizada mesmo com uma amostra reduzida de participantes. A pesquisa contribuiu para esclarecer conceitos e fenômenos que podem colaborar com estudos posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeiry Souza Santana, Southwest Bahia State University

Doutoranda do Programa de Pós ─ Graduação em Memória Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação- PPGED ─ UESB. Graduada em Psicologia pela Faculdade Juvêncio Terra. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Memória e História das Ideias Pedagógicas Contra ─ Hegemônicas no Brasil ─ Museu Pedagógico da UESB.

Rosilda Costa Fernandes

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática (UESB). Especialização em Matemática (UESB). Professora da Rede de Ensino do Estado da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e Integrante da Rede Latina Americana em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais – Rede PECC/MS.

Vanessa Costa dos Santos

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, 2019). Graduada em Geografia pela UESB (2016). Participa como Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC), CNPq – UESB e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC), CNPq – UESB. Desenvolve estudos e pesquisas em temáticas sobre Fechamento de escolas do campo, Neoliberalismo, Educação do Campo e Movimentos Sociais. Professora da Rede Municipal de Ensino de Padre Paraíso-MG.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2003.

ARAUJO, Maria Cristina Munhoz. Gestão escolar. Curitiba: Iesde, 2009. Disponível em: http://arquivostp.s3.amazonaws.com/qcursos/livro/LIVRO_gestao_escolar.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; SANTOS, Ivanei de Carvalho; SANTOS, Arlete Ramos. Avanços e limitações do Plano de Ações Articuladas – PAR - no município de Vitória da Conquista/Ba. In: SEMINÁRIO GEPRÁXIS, 2017. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, 2017. v. 6, n. 6, p 1021-1039.

CEDUC, Centro de Educação. Conceito de Google formulário.2023 on line. Disponível em: https://ceduc.unifei.edu.br/tutoriais/google-forms-ferramentas-das-perguntas-e-criar-nova-secao. Acesso em: 27 jan. 2023.

CERICATO, Kátia Aparecida Seganfredo. Os princípios organizativos e a proposta pedagógica do MST: contradições de sua materialização na escola Estadual Iraci Salete Strozak'. 2008. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação. p. 15-29. Lisboa Portugal2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n6/n6a02.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

GEPEMDECC. Proposta de elaboração das diretrizes municipais para educação do/no campo aos municípios pertencentes aos diferentes territórios de identidade do estado da Bahia. Vitória da Conquista-Bahia 2021Disponível em: http://www2.uesb.br/gepemdecc/?page_id=303. Acesso em: 27 jan. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HADDAD, F. O plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008. Disponível em: http://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3858/4068. Acesso em: 27 jan. 2023.

IBGE, Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. Panorama do município de Jequié. Jequié 2023 Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/jequie/panorama. Acesso em: 27 jan. 2023.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 371 –396, maio, 2024.

LDE, Laboratório de Dados Educacionais. Indicadores de docentes. Paraná 2020 Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/indicadores/docentes. Acesso em: 27 jan. 2023.

LDE, Laboratório de Dados Educacionais. Indicadores de escolas. São Paulo 2021. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/indicadores/escolas. Acesso em: 27 jan. 2023.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LÜCK, H. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Ed. Positivo. 2009

MARÇAL RIBEIRO, Paulo Rennes. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Padéia, FFCLRP- USP, Ribeirão Preto, v. 4, fev./jul. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/DDbsxvBrtzm66hjvnLDdfDb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

OLIVEIRA, Valdiléia Xavier de; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Educação e desenvolvimento humano. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE. Maringá: Universidade Estadual de Maringá 2023 Disponível http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2013/trabalhos/co_03/92.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

PME, Plano Municipal de Educação. Lei nº 1.275/2015. 22 jun. 2015. Disponível em: https://www.camaraitapetinga.ba.gov.br/Handler.ashx?f=f&query=d3392aec-e5dd-41fb-b9d7-e43392a57dac.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

PNE, Plano Nacional de Educação (A legislação)

PREFEITURA DE ITAPETINGA. Lei Nº 1.275/2015 - 22 de junho de 2015 do Plano Municipal de Educação de Itapetinga. Itapetinga 2015 Disponível em: https://www.camaraitapetinga.ba.gov.br/site/LeiMunicipal/1824. Acesso em: 27 jan. 2023.

PREFEITURA DE JEQUIÉ. Lei nº 1.957, de 22 de junho de 2015, aprova o Plano Municipal de Educação de Jequié. Jequié 2015. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/ba/j/jequie/lei-ordinaria/2015/195/1957/lei-ordinaria-n-1957-2015-aprova-o-plano-municipal-de-educacao-pme-do-municipio-de-jequie-ba-em-consonancia-com-a-lei-n-13005-2014-que-trata-do-plano-nacional-de-educacao-pne-e-da-outras-providencias. Acesso em: 27 jan. 2023.

PMJ, Prefeitura Municipal de Jequié. Informações sobre o município. 2023. Disponível em: http://pmjequie.ba.ipmbrasil.org.br/dados-municipais?content=dados-geograficos. Acesso em: 27 jan. 2023.

PMVC, Prefeitura de Vitória da Conquista. Panorama da cidade.2023. Disponível em: https://www.pmvc.ba.gov.br/panorama/. Acesso em: 27 jan. 2023.

PORTAL de Itapetinga. Panorama do município.2023. Disponível em: http://www.itapetinga.ba.gov.br/cidade/. Acesso em: 27 jan. 2023.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 371 –396, maio, 2024.

QEDU. Dados Educacionais de Itapetinga. Indicadores de matrícula. Plataforma QEdu, 2023. Disponível em: http://cdn.novo.qedu.org.br/municipio/2916401-itapetinga. Acesso em: 27 jan. 2023.

QEDU. Dados Educacionais de Jequié. Indicadores de matrícula. Plataforma QEdu, 2023. Disponível em: http://cdn.novo.qedu.org.br/municipio/2918001-jequie. Acesso em: 27 jan. 2023.

QEDU. Dados Educacionais de Vitória da Conquista. Plataforma QEdu, 2023. Disponível em: http://cdn.novo.qedu.org.br/municipio/2933307-vitoria-da-conquista. Acesso em: jan. 2023.

RELATÓRIO do FORMACAMPO - GEPEMDECC. 2022. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/noticias/4533/. Acesso em: abr. 2023.

RELATÓRIO de Pesquisa do PAR = GEPEMDECC. 2022. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/noticias/4533/. Acesso em: 27 jan. 2023.

SANTANA, Rosimeiry Souza. Os princípios do MST na Educação do campo: Uma análise do Projeto Pedagógico da escola de um assentamento rural em Vitória da Conquista. 2022. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2022. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2022/12/ROSIMEIRY-SOUZA-SANTANA.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

SANTOS, Vanessa Costa dos. Desenvolvimento territorial: um estudo do colegiado do território de identidade sudoeste baiano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Geografia – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2015.

SILVA, Nilson Robson Guedes. Gestão escolar democrática: uma contextualização do tema. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 6, jan./jun. 2009. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/590. Acesso em: 27 jan. 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. ZEICHNER. 2003.

SIMMP, Sindicato Municipal do Magistério Público. Lei nº 2.108, de 11 de outubro de 2016 aprova o Plano Municipal de Educação. [S. l.], 2016. Disponível em: http://www.simmp.com.br/wp-content/uploads/2021/01/LEI-N%C2%BA-2.108-DE-11-DE-OUTUBRO-DE-2016.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

SOUZA, Geovana Quaresma. Desenho da figura de número 1- Desenho da figura dos campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2023.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. O Território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias; CORRÊA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo Cesar da Costa (org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 77-116.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Nova Delhi. 1994. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139393. Acesso em: 27 jan. 2023.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 371 –396, maio, 2024.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2002. Repositório de Informação. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/736. Acesso em: 5 dez. 2021.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

SANTANA, Rosimeiry Souza; FERNANDES, Rosilda Costa; SANTOS, Vanessa Costa dos. A GESTÃO ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Perspectivas em municípios de Territórios de Identidade da Bahia. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 371–396, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1659. Acesso em: 15 maio. 2025.