QUANDO SUBVERTER NÃO É APENAS UMA PALAVRA: implicações da política de gestão das escolas militarizadas
Palavras-chave:
Escolas militarizadas, Políticas educacionais, Gestão democráticaResumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, faz parte das discussões sobre Políticas Públicas Educacionais, com enfoque no processo de transposição de escolas públicas da Educação Básica para o modelo cívico-militar. O percurso teórico-metodológico proposto na abordagem deste artigo adota a pesquisa qualitativa, empregando o Método Delphi. Para responder à questão de investigação recorre-se à utilização da Análise de Conteúdo de Bardin e como referencial analítico a teoria foucaultiana. O objetivo consiste em discutir as mudanças na gestão escolar provocadas pelo desenvolvimento do neoliberalismo. Examina-se como o Estado moderno consolidou sua capacidade de dominação ao desenvolver uma concepção utilitarista de democracia à medida em que concebe a política neoliberal. Nessa perspectiva, sustenta-se que a gestão democrática não é um caminho pronto, da mesma maneira, é um processo que não ocorrerá espontaneamente, desenrola-se em uma dinâmica de relações de poder.
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