QUANDO SUBVERTER NÃO É APENAS UMA PALAVRA: implicações da política de gestão das escolas militarizadas

Autores

Palavras-chave:

Escolas militarizadas, Políticas educacionais, Gestão democrática

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, faz parte das discussões sobre Políticas Públicas Educacionais, com enfoque no processo de transposição de escolas públicas da Educação Básica para o modelo cívico-militar. O percurso teórico-metodológico proposto na abordagem deste artigo adota a pesquisa qualitativa, empregando o Método Delphi. Para responder à questão de investigação recorre-se à utilização da Análise de Conteúdo de Bardin e como referencial analítico a teoria foucaultiana. O objetivo consiste em discutir as mudanças na gestão escolar provocadas pelo desenvolvimento do neoliberalismo. Examina-se como o Estado moderno consolidou sua capacidade de dominação ao desenvolver uma concepção utilitarista de democracia à medida em que concebe a política neoliberal. Nessa perspectiva, sustenta-se que a gestão democrática não é um caminho pronto, da mesma maneira, é um processo que não ocorrerá espontaneamente, desenrola-se em uma dinâmica de relações de poder.

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Biografia do Autor

Érico José dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrado em Educação (UESC). Professor atuando como Gestor Escolar da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Itabuna/Bahia. Integra os Grupos de Estudos EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação (UNEB) e a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB).

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação (UNEB).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SANTOS, Érico José dos; PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. QUANDO SUBVERTER NÃO É APENAS UMA PALAVRA: implicações da política de gestão das escolas militarizadas. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 397–410, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1660. Acesso em: 8 jul. 2025.