A Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO –

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Parfor, Estudo de revisão bibliográfica

Resumo

O texto tem como objetivo apresentar os resultados da atualização da pesquisa bibliográfica sobre o Plano Nacional de Formação de Professores no Brasil no período de 2020 a 2023, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Nefop desde 2014. De maneira longitudinal, a pesquisa tem-se realizado em dois bancos digitais de teses e dissertações, a saber, o Catálogo Nacional de teses e dissertação da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBCT e a partir dos descritores de busca “Parfor” OR “Plano Nacional de Formação de Professores” com aplicação de filtro temporal. A análise dos resultados encontrados permitiu verificar que, embora a quantidade de produções acadêmicas sobre o tema tenha se mantido estável, há uma leve variação no nível da produção com o aumento de teses, sendo essas quantitativamente maior do que a quantidade de dissertações. Percebeu-se igualmente que, se antes, as regiões brasileiras nas quais essas produções eram defendidas eram majoritariamente a Norte e Nordeste, no período analisado há um predomínio da região Sudoeste. Em relação às temáticas tratadas pelas teses, prevalecem as análises sobre os impactos dos cursos pelo Parfor e da política de formação de professores.

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Biografia do Autor

Leila Pio Mororó, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação; Docente da UESB vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação; Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP.

Beatriz Sousa Correia, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista IC CNPq do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores – NEFOP.

Flávio Lopes da Silva, Southwest Bahia State University

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista IC Fapesb do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores – NEFOP.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MORORÓ, Leila Pio; CORREIA, Beatriz Sousa; SILVA, Flávio Lopes da. A Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO –. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 411–422, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1661. Acesso em: 13 maio. 2025.