A Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO –
Palavras-chave:
Formação de Professores, Parfor, Estudo de revisão bibliográficaResumo
O texto tem como objetivo apresentar os resultados da atualização da pesquisa bibliográfica sobre o Plano Nacional de Formação de Professores no Brasil no período de 2020 a 2023, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Nefop desde 2014. De maneira longitudinal, a pesquisa tem-se realizado em dois bancos digitais de teses e dissertações, a saber, o Catálogo Nacional de teses e dissertação da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia – IBCT e a partir dos descritores de busca “Parfor” OR “Plano Nacional de Formação de Professores” com aplicação de filtro temporal. A análise dos resultados encontrados permitiu verificar que, embora a quantidade de produções acadêmicas sobre o tema tenha se mantido estável, há uma leve variação no nível da produção com o aumento de teses, sendo essas quantitativamente maior do que a quantidade de dissertações. Percebeu-se igualmente que, se antes, as regiões brasileiras nas quais essas produções eram defendidas eram majoritariamente a Norte e Nordeste, no período analisado há um predomínio da região Sudoeste. Em relação às temáticas tratadas pelas teses, prevalecem as análises sobre os impactos dos cursos pelo Parfor e da política de formação de professores.
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