O NOVO ENSINO MÉDIO E A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Novo Ensino Médio, ReformaResumo
O presente artigo visa a analisar como se deu o projeto de Reforma do Novo Ensino Médio, examinando os elementos ideológicos presentes nessa, como forma de atender ao ideário neoliberal e, principalmente, a concepção de educação de determinadas fundações, cujas bases vinculam-se diretamente a teoria do capital humano. Apontaremos elementos que justificam nossa hipótese de que jamais tivemos um projeto de ruptura com o sistema ou projeto qualquer que não fosse sempre uma educação pensada para o atendimento dos interesses do mercado e, por extensão, das elites. A Educação ofertada por meio do Novo Ensino Médio subordina a educação e a escola ao mercado, pois aponta um projeto de formação de novos trabalhadores na perspectiva da governamentalidade neoliberal. Examinaremos conceitos como o de capital humano que se consolidou ganhando corpo e sendo incorporado ao projeto educacional por meio de diversos atores da sociedade civil, representantes dessas que, simultaneamente, de propositores passam a defensores do modelo visando atender aos interesses mercantis privados e não a um projeto de educação pública, gratuita, universal e igualitária.
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