O NOVO ENSINO MÉDIO E A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Novo Ensino Médio, Reforma

Resumo

O presente artigo visa a analisar como se deu o projeto de Reforma do Novo Ensino Médio, examinando os elementos ideológicos presentes nessa, como forma de atender ao ideário neoliberal e, principalmente, a concepção de educação de determinadas fundações, cujas bases vinculam-se diretamente a teoria do capital humano. Apontaremos elementos que justificam nossa hipótese de que jamais tivemos um projeto de ruptura com o sistema ou projeto qualquer que não fosse sempre uma educação pensada para o atendimento dos interesses do mercado e, por extensão, das elites. A Educação ofertada por meio do Novo Ensino Médio subordina a educação e a escola ao mercado, pois aponta um projeto de formação de novos trabalhadores na perspectiva da governamentalidade neoliberal. Examinaremos conceitos como o de capital humano que se consolidou ganhando corpo e sendo incorporado ao projeto educacional por meio de diversos atores da sociedade civil, representantes dessas que, simultaneamente, de propositores passam a defensores do modelo visando atender aos interesses mercantis privados e não a um projeto de educação pública, gratuita, universal e igualitária.

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Biografia do Autor

Euvaldo Cotinguiba Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Itapetinga, onde leciona Filosofia. Atualmente é discente no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade – UESB.

Claudio Eduardo Félix dos Santos, Southwest Bahia State University

Graduação em história pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). É professor titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) onde leciona nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. É Pesquisador do Museu Pedagógico/UESB: grupo de pesquisa História e Memória das ideias e práticas pedagógicas Contra Hegemônicas e do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). Visando a contribuir com o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, produz e orienta pesquisas e projetos de extensão no campo da memória e sua relação com a história e o trabalho educativo investigando questões relativas à construção de concepções de mundo e posicionamentos éticos e políticos na educação e na arte.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

GOMES, Euvaldo Cotinguiba; SANTOS, Claudio Eduardo Félix dos. O NOVO ENSINO MÉDIO E A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 459–473, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1722. Acesso em: 15 maio. 2025.