POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO CAMPO: UM ESTUDO NA COMUNIDADE RURAL OROBÓ-VALENÇA/BA

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Povos do Campo, Políticas de Permanência

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes oriundos do Orobó-Valença/BA no ensino superior” e teve por objetivo analisar os desafios e estratégias criadas pelos estudantes da Comunidade do Orobó, Valença-BA, como forma de superação dos obstáculos que dificultam a permanência no ensino superior na UFRB, na UFBA e na UNEB. Refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, categorizada como exploratória. Os passos metodológicos constaram de revisão de literatura, Levantamento de dados secundários em sites oficiais; Aplicação de entrevistas semiestruturadas com um estudante da UFBA, da UNEB e da UFRB, moradores da comunidade mencionada. Os resultados apontaram questões fundamentais para compreender a permanência dos sujeitos do campo no ensino superior. Ponderou-se que o processo de expansão e interiorização das universidades tem possibilitado que estudantes das classes populares, especificamente os do campo, acessem o ensino superior, uma vez que até pouco tempo o ensino superior era um privilégio das classes mais favorecidas da sociedade. Isto posto, a entrada desses novos públicos nas universidades requer algumas mudanças no sentido de viabilizar a permanência destes até a conclusão do curso, entendendo que essa permanência precisa ser além do material, precisa ser simbólica também, conforme apontam Tenório e Santos (2008). Existe uma lacuna no que se refere a políticas pensadas para atender as especificidades dos sujeitos do campo, que deem garantia de permanência material e simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Santos Menezes, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga pela UFRB, especialista em Educação do Campo, estuda Mestrado em Educação pelo PPGE-UFBA, na linha de pesquisa Política e Gestão da Educação. Moradora, professora e pesquisadora do campo.

Referências

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária.Tradução de Georgina dos Santos e Sônia Sampaio. Salvador: EDUFBA,2008.

OLIVEIRA, Edgar Otacílio da Silva. Valênça: dos primórdios a contemporaneidade, Salvador-Bahia, 2006.

SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. (2011). Observatório da vida estudantil: primeiros estudos: Edufba

SANTOS, Marilene. Educação do Campo no Plano Nacional de Educação: tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.26, n. 98, p. 185-212, jan./mar. 2018

SECCHN, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análises, casos práticos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 474 – 487, maio, 2024.

TENÓRIO, Robson Moreira; REIS, Brito Dyane. Ações afirmativas e estratégias de permanência no ensino superior. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, Porto Seguro, Bahia, Brasil, 2008.

ZAGO, Nadir. Em busca de novos horizontes: migração e ensino superior nos projetos de Jovens de origem rural. Disponível em: <http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1372094314_ARQUIVO_Nadir-Zago_1_.pdf. Acessado em: 20 de março 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Instituto de Ciência da Informação. UFBA: do século XIX ao século XXI / Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação– Salvador: EDUFBA, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. UFBA: do século XIX ao século XXI / Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação; Lídia Maria Batista

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/soc/images/PDI/PDI_2_ETAPA_28_07_2016.pdf. Acessado em: 25 de março de 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2019-2030. Disponível em: <https://ufrb.edu.br/portal/images/legislacao/pdi-ufrb-2019-2030.pdf. Acessado em: 24 de março de 2024.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2022. Disponível em: <https://portal.uneb.br/proplan/wp-content/uploads/sites/64/2018/03/PDI_2017_2022-.pdf. Acessado em: 23 de março de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

MENEZES, Carolina Santos. POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO CAMPO: UM ESTUDO NA COMUNIDADE RURAL OROBÓ-VALENÇA/BA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 474–487, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1723. Acesso em: 8 jul. 2025.