POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO CAMPO: UM ESTUDO NA COMUNIDADE RURAL OROBÓ-VALENÇA/BA
Palavras-chave:
Ensino Superior, Povos do Campo, Políticas de PermanênciaResumo
O presente artigo é parte da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes oriundos do Orobó-Valença/BA no ensino superior” e teve por objetivo analisar os desafios e estratégias criadas pelos estudantes da Comunidade do Orobó, Valença-BA, como forma de superação dos obstáculos que dificultam a permanência no ensino superior na UFRB, na UFBA e na UNEB. Refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, categorizada como exploratória. Os passos metodológicos constaram de revisão de literatura, Levantamento de dados secundários em sites oficiais; Aplicação de entrevistas semiestruturadas com um estudante da UFBA, da UNEB e da UFRB, moradores da comunidade mencionada. Os resultados apontaram questões fundamentais para compreender a permanência dos sujeitos do campo no ensino superior. Ponderou-se que o processo de expansão e interiorização das universidades tem possibilitado que estudantes das classes populares, especificamente os do campo, acessem o ensino superior, uma vez que até pouco tempo o ensino superior era um privilégio das classes mais favorecidas da sociedade. Isto posto, a entrada desses novos públicos nas universidades requer algumas mudanças no sentido de viabilizar a permanência destes até a conclusão do curso, entendendo que essa permanência precisa ser além do material, precisa ser simbólica também, conforme apontam Tenório e Santos (2008). Existe uma lacuna no que se refere a políticas pensadas para atender as especificidades dos sujeitos do campo, que deem garantia de permanência material e simbólica.
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