MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E CATEGORIAS METODOLÓGICOS MARXIANAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Categorias marxianas, Categorias metodológicas, Materialismo Histórico Dialético

Resumo

O presente artigo apresenta e defende o Materialismo Histórico e Dialético (MHD) como orientação teórico-metodológica fundamental para as pesquisas na área de Educação, em especial na investigação das políticas públicas educacionais. A Educação e, consequentemente, as políticas públicas educacionais, são parte integrante da totalidade social, condicionando e sendo condicionada por diversos outros fenômenos e estruturas sociais. Isso faz com que os fenômenos educacionais estudados, que apesar de trazerem consigo uma bagagem histórica sobre a qual estão assentados, sejam contraditórios e nem sempre manifestem seus objetivos e influências. É justamente esse caráter dialético e multifacetado que faz com que o MHD seja uma imprescindível “chave de leitura” da Educação. Como teoria e método, em Marx, estão imbricados, serão discutidos no trabalho alguns fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, tomando como referência a obra A Ideologia Alemã (Marx; Engels, 2011). Além disso, serão discutidas e apresentadas categorias metodológicas próprias do MHD a partir de apontamentos metodológicos marxianos, que estão nos Grundrisse (Marx, 2007).

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Biografia do Autor

Hilheno Oliveiral Miranda

Doutorando em Educação pelo PPGED/UESB. Mestre em Educação pelo PPGED/UESB. Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional – (LUDIPPE).

Ennia Débora Passos Braga Pires, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MIRANDA, Hilheno Oliveiral; PIRES, Ennia Débora Passos Braga. MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E CATEGORIAS METODOLÓGICOS MARXIANAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 544–558, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1727. Acesso em: 8 jul. 2025.