MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E CATEGORIAS METODOLÓGICOS MARXIANAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Categorias marxianas, Categorias metodológicas, Materialismo Histórico DialéticoResumo
O presente artigo apresenta e defende o Materialismo Histórico e Dialético (MHD) como orientação teórico-metodológica fundamental para as pesquisas na área de Educação, em especial na investigação das políticas públicas educacionais. A Educação e, consequentemente, as políticas públicas educacionais, são parte integrante da totalidade social, condicionando e sendo condicionada por diversos outros fenômenos e estruturas sociais. Isso faz com que os fenômenos educacionais estudados, que apesar de trazerem consigo uma bagagem histórica sobre a qual estão assentados, sejam contraditórios e nem sempre manifestem seus objetivos e influências. É justamente esse caráter dialético e multifacetado que faz com que o MHD seja uma imprescindível “chave de leitura” da Educação. Como teoria e método, em Marx, estão imbricados, serão discutidos no trabalho alguns fundamentos do Materialismo Histórico Dialético, tomando como referência a obra A Ideologia Alemã (Marx; Engels, 2011). Além disso, serão discutidas e apresentadas categorias metodológicas próprias do MHD a partir de apontamentos metodológicos marxianos, que estão nos Grundrisse (Marx, 2007).
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