REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: o cotidiano da gestão em uma escola do ensino fundamental II de gestão compartilhada modelo - CPM em Bom Jesus da Lapa - Ba
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, ocorrido no mês de maio de 2023, em uma escola municipalizada de gestão compartilhada modelo CPM do município de Bom Jesus da Lapa - BA, que tem como foco o ensino fundamental II. Os resultados e discussões foram divididos em dois momentos. O primeiro buscou tratar sobre a experiência da vivência do estágio, além da realização da extensão vinculada ao período de estágio e o segundo se refere às experiências de observação do estágio e sua importância para a formação do pedagogo. E as considerações finais como um momento de reflexão a respeito da vivência de estágio e a melhoria das relações coletivas na unidade escolar contribuindo assim para o bom trabalho em conjunto.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
CASTRO, K. K. V. de; AQUINO, J. M. de. Estágio Curricular Supervisionado II - Gestão Escolar: Descrição das experiências vivenciadas em um espaço de educação formal. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022161, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17710. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17710. Acesso em: 16 jun. 2023.
DOMINGOS, L. C; THOMAZ, C. M. Gestão democrática da escola: desafio para a consolidação de uma educação de qualidade na rede pública. In: NAJJAR, J. N. V; BAENSI, A. V; VICENTE, D. S. (Org.). Conselhos escolares e gestão democrática: alguns temas em debate. Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 2019. p. 154-159. Disponível em: http://www.mprj.mp.br/documents/20184/1161651/livroconselhosescolaresegestaodemocratica.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.
LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 11. ed. Série cadernos de gestão, vol III. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. LUCK, H. Dimensões de gestão e suas competências. Curitiba: Editora Positivo. 2009.
RODRIGUES, E. M. S. et al. A gestão participativa: a postura do gestor escolar mediador do processo de tomada de decisão. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 7, p. 107-133, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/gestao-participativa. Acesso em: 15 abr. 2020.
SILVA, A. O. da; A importância da busca incessante pela qualidade na educação In: NAJJAR, J. N. V; BAENSI, A. V. VICENTE, D. S. (Org.). Conselhos escolares e gestão democrática: alguns temas em debate. Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 2019. p. 53-61. Disponível em:
SOUSA, F. L. da S; MAIA, P. D. S; SILVA, W. R. F. Relato de experiência sobre as vivências no estágio supervisionado do médio em aulas de biologia. Anais VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID125_30092021114205.pdf Acesso em: 02 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.