REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: o cotidiano da gestão em uma escola do ensino fundamental II de gestão compartilhada modelo - CPM em Bom Jesus da Lapa - Ba

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, ocorrido no mês de maio de 2023, em uma escola municipalizada de gestão compartilhada modelo CPM do município de Bom Jesus da Lapa - BA, que tem como foco o ensino fundamental II. Os resultados e discussões foram divididos em dois momentos. O primeiro buscou tratar sobre a experiência da vivência do estágio, além da realização da extensão vinculada ao período de estágio e o segundo se refere às experiências de observação do estágio e sua importância para a formação do pedagogo. E as considerações finais como um momento de reflexão a respeito da vivência de estágio e a melhoria das relações coletivas na unidade escolar contribuindo assim para o bom trabalho em conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pereira Soares

Estudante de Pedagogia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - Bom Jesus da Lapa.

Rosiene Ribeiro da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Estudante de Pedagogia do 7º semestre da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - Bom Jesus da Lapa.

Isaura Francisco de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre Em Educação De Jovens E Adultos (MPEJA/UNEB)
Doutoranda em Educação (PPGED/Uesb).
Professora da Universidade do Estado Da Bahia (UNEB).

Gisele Ferreira Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação PPGEd/UESB
Professora da Universidade do Estado da Bahia Campus XVII - Bom Jesus da Lapa

Referências

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

CASTRO, K. K. V. de; AQUINO, J. M. de. Estágio Curricular Supervisionado II - Gestão Escolar: Descrição das experiências vivenciadas em um espaço de educação formal. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022161, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17710. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17710. Acesso em: 16 jun. 2023.

DOMINGOS, L. C; THOMAZ, C. M. Gestão democrática da escola: desafio para a consolidação de uma educação de qualidade na rede pública. In: NAJJAR, J. N. V; BAENSI, A. V; VICENTE, D. S. (Org.). Conselhos escolares e gestão democrática: alguns temas em debate. Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 2019. p. 154-159. Disponível em: http://www.mprj.mp.br/documents/20184/1161651/livroconselhosescolaresegestaodemocratica.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1984.

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 11. ed. Série cadernos de gestão, vol III. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. LUCK, H. Dimensões de gestão e suas competências. Curitiba: Editora Positivo. 2009.

RODRIGUES, E. M. S. et al. A gestão participativa: a postura do gestor escolar mediador do processo de tomada de decisão. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 7, p. 107-133, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/gestao-participativa. Acesso em: 15 abr. 2020.

SILVA, A. O. da; A importância da busca incessante pela qualidade na educação In: NAJJAR, J. N. V; BAENSI, A. V. VICENTE, D. S. (Org.). Conselhos escolares e gestão democrática: alguns temas em debate. Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 2019. p. 53-61. Disponível em:

SOUSA, F. L. da S; MAIA, P. D. S; SILVA, W. R. F. Relato de experiência sobre as vivências no estágio supervisionado do médio em aulas de biologia. Anais VII CONEDU - Edição Online Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID125_30092021114205.pdf Acesso em: 02 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

SOARES, Juliana Pereira; SILVA, Rosiene Ribeiro da; OLIVEIRA, Isaura Francisco de; AMORIM, Gisele Ferreira. REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: o cotidiano da gestão em uma escola do ensino fundamental II de gestão compartilhada modelo - CPM em Bom Jesus da Lapa - Ba. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 559 –570, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1735. Acesso em: 8 jul. 2025.