COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA PANDEMIA DA COVID-19: o Cenário do Ensino Remoto

Autores

Palavras-chave:

Coordenadores pedagógicos, Covid-19, Ensino remoto emergencial

Resumo

Este trabalho é um recorte teórico do trabalho monográfico intitulado "O Trabalho do Coordenador Pedagógico em Tempos de Pandemia: os Desafios do Ensino Remoto", realizado em 2021. Com o objetivo de explorar as funções e discutir o trabalho do Coordenador Pedagógico, o trabalho evidencia os desafios encontrados durante o ensino remoto emergencial devido à pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido em O referencial teórico da pesquisa inclui as contribuições de Ferraz, Ferreira e Ferraz (2021), Santos (2020) e Soares e Lima (2020). Os resultados destacam uma variedade de desafios, incluindo a falta de acesso à internet e dispositivos tecnológicos para os alunos, bem como as dificuldades enfrentadas por alguns professores ao lidar com as plataformas. Conclui-se que os coordenadores pedagógicos enfrentaram desafios diante do caos educacional causado pela pandemia, porém, a colaboração entre coordenadores e professores permitiu a elaboração de estratégias para manter o processo de ensino e aprendizagem por meios tecnológicos.

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Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Pinheiro Cangussu, Southwest Bahia State University

Mestranda em Educação pelo PPGed/UESB. Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional – (LUDIPPE).

Ennia Débora Passos Braga Pires, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

CANGUSSU, Beatriz dos Santos Pinheiro; PIRES, Ennia Débora Passos Braga. COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA PANDEMIA DA COVID-19: o Cenário do Ensino Remoto. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 603–615, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1738. Acesso em: 8 jul. 2025.