TRILHAS CRUZADAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA MÃE JOVINA

Autores

Palavras-chave:

Educação no/do Campo, Financiamento Público, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa efetuada através do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa - BA. Ele tem como finalidade a discussão e análise do contexto das políticas públicas de financiamento na Escola Família Agrícola do município de Ruy Barbosa - BA, observando suas influências sobre as dimensões que circulam a instituição e os sujeitos que a constroem. A pesquisa sustentou-se em uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas, bem como pesquisa bibliográfica e documental e sob análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Este estudo nos alertar para os desafios que uma EFA se depara mesmo perante a efetivação de algumas políticas públicas e como ela cria estratégias para resistir e permanecer realizando os trabalhos na oferta de uma Educação no/do Campo, mas não deixando de pautar e demarcar o dever do Estado para com os povos do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Bispo Oliveira, Southwest Bahia State University

Licenciada em Educação do Campo-Ciências Agrárias. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista CAPES e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Docência, Currículo e Formação (DOCFORM-UFRB).

Alex Verdério, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação. Docente UFRB, no Centro de Formação de Professores. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB), integrante da Rede latino-americana de estudos marxistas em Educação do Campo.

Referências

AECOFABA- ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS DAS COMUNIDADES E FAMÍLIAS DA

BAHIA. AECOFABA Associação das Escolas das Comunidades e Famílias da Bahia: 40

anos a serviço da educação do e no campo. 1979 – 2019. Riacho de Santana, 2019.

BAHIA. Legislação Estadual da Bahia. Lei Ordinária nº 13907, de 29 de janeiro de 2018.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 616 - 628, maio, 2024.

Bahia: Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2018.

Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-13907-2018-bahia-assegura-

aos-alunos-e-egressos-das-escolas-familia-agricola-efas-e-escolas-familiares-rurais-efrs-

tratamento-equivalente-aos-alunos-e-egressos-da-educacao-estadual-altera-a-lei-n-11352-de-

-de-dezembro-de-2008-e-da-outras-providencias. Acesso em: 04 abr. 2024.

BAHIA. Legislação Estadual da Bahia. Lei ordinária nº 11352, de 23 de dezembro de 2008.

Bahia: Palácio do Governo do Estado da Bahia, 2015. Disponível em

https://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-11352-2008-bahia-institui-o-programa-

estadual-de-apoio-tecnico-financeiro-as-escolas-familia-agricola-efas-e-escolas-familiares-

rurais-efrs-do-estado-da-bahia-atraves-de-entidades-sem-fins-lucrativos-e-da-outras-

providencias. Acesso em: 20 nov. 2022.

BEGNAMI, João Batista; DE BURGHGRAVE, Thierry. Construção da Pedagogia da

Alternância no Brasil: desafios e perspectivas. Posfácio. In: NOSELLA, Paolo. Origens da

Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: Edufes, 2012.

BEGNAMI, João Batista; JUSTINO, Érica Fernanda. Formação por Alternância na

Educação do Campo. – Marília: Lutas Anticapital, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB no 1, de 02 de fevereiro de 2006.

Brasília: CNE/MEC, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb001_06.pdf. Acesso em: 04 abr. 2024.

FNDE- FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Lei no 12.695,

de 25 de julho de 2012. Brasília, DF: FNDE, 2017. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/legislacoes/institucional-leis/item/3819-lei-n%C2%BA-12-695,-de-

-de-julho-de-2012. Acesso em: 04 abr. 2024.

GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e

desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Tradução de Luiz da

Silva Peixoto, João Batista Begnami, Thierry De Burghgrave, Francisco Trevisan e Laine

Fátima Ulegon Trevisan – Belo Horizonte: O Lutador, 2010.

MÉSZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

NOSELLA, Paolo. A Pedagogia da Alternância no Espírito Santo (MEPES): Proposta para avaliação de cinquenta anos de prática. In: FOERSTE, Erineu et al. (Orgs.). Pedagogia da Alternância: 50 anos em terras brasileiras- memórias, trajetórias e desafios. – 1. ed. – Curitiba: Appris, 2019.

REVISTA ESPECIAL REFAISA. Memória e Caminhada: um marco na trajetória das

nossas EFAs. 2. ed. Feira de Santana-BA, 2019.

TAFAREL, Celi Zulke; MOLINA, Mônica Castagna. Política educacional e Educação do

Campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. –

Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão

Popular, 2012.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 616 - 628, maio, 2024.

UNEFAB- UNIÃO NACIONAL DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO BRASIL.

Os CEFFAs. Piúma, ES: UNEFAB, 2019.

ZAMBERLAN, Sérgio. Pedagogia da Alternância: Escola da Família Agrícola. Santa

Teresa, ES: MEPES, 1995.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, Rebeca Bispo; VERDÉRIO, Alex. TRILHAS CRUZADAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA MÃE JOVINA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 616–628, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1739. Acesso em: 13 maio. 2025.