POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO?
Palavras-chave:
Educação Infantil, Políticas Educacionais, PMEResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre Políticas e Práticas de Educação Infantil que foi realizada nos anos de 2022 e 2023 pelo Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva apresentar a realidade das pesquisas científicas no tocante à Educação Infantil nos Planos Municipais de Educação (PME), no período de 2014 a 2024. Por meio da abordagem qualitativa, adota o Estado do Conhecimento para levantamento de informações no Banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os resultados da pesquisa evidenciam que para se alcançar os resultados almejados referentes à Meta 1, é necessário um planejamento que envolva a participação de diferentes agentes políticos no seu processo de elaboração, aprovação, execução, monitoramento e avaliação, por se tratar de uma Política Educacional que tem o dever de garantir a oferta e permanência das crianças à Educação Infantil de qualidade. A pesquisa nos possibilitou conhecer diferentes percepções acerca das Políticas Educacionais para a Educação Infantil, em especial, a Meta 1 do PME, bem como compreender como cada região compreende essa etapa da educação básica, além de dar visibilidade para esta.
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