DIÁLOGOS SOBRE OS DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA OS/AS GESTORES/AS E COORDENADORES/AS

Autores

Palavras-chave:

Desafios, Novo Ensino Médio, Reforma Educacional

Resumo

Este texto tem como principal objetivo analisar os dados acerca da implantação da Lei nº 13.415/2017 que instituiu mudanças significativas no Ensino Médio, denominada de Novo Ensino Médio (NEM). A metodologia adotada para a produção deste estudo consistiu na pesquisa bibliográfica na qual recorreu-se aos documentos legislativos que abordam sobre as características do NEM, como também o detalhamento da Lei nº 13.415/2017 responsável por alterar a LDBEN e estabelecer novas mudanças no Ensino Médio brasileiro. Como também da Constituição Federal (1988) e por fim da própria LDBEN (1996). Como também aos/às teóricos/as Frigotto (2001); Silva e Silva (2014); Morzarzel (2018); Beltrão (2019), entre outros/as. Nas considerações, estendeu-se que a Reforma do Ensino Médio torna algo que foge da realidade da grande maioria das escolas, não permitem as escolhas de fato dos itinerários de maneira que separam turmas, e muitos destes itinerários não poderão ser ofertados pela falta de salas, por falta de estrutura e de laboratórios específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Barbosa da Silva, Southwest Bahia State University

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Geografia pela mesma instituição. Professora da Rede Municipal e Estadual de Educação no município de Jequié - BA.

Valéria Souza Lima Brito

Mestra em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); licenciada em Pedagogia pela (UESB); Coordenadora Territorial do Programa de Formação para Professores da Educação do Campo (FORMACAMPO); Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (Gepemdecc) da UESB/CNPq.e da RedePECC-MS.

Maisa Rose Serra de Almeida, Southwest Bahia State University

Licenciatura Plena em Geografia (UESB), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (Instituto Prominas), Educação do Campo (Instituto Prominas). Mestranda em Educação (PPGED), membra do Grupo de Pesquisadas (Gepemdecc). Técnico Administrativo no Instituto Federal de Ciências e Tecnologias (IFBA) campus - Vitória da Conquista – BA.

Referências

BELTRÃO, José Arlen. Novo ensino médio: o rebaixamento da formação, o avanço da privatização e a necessidade de alternativa pedagógica crítica na educação física. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 14 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em: 01 jun. 2023.

BRASIL. Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016a. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 687 - 701 , maio, 2024.

Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2016.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 01 jun. 2023.

ESQUINZANI, R. S., SOBRINHO, S. C., O retrocesso da reforma do Ensino Médio, a BNCC, o neoliberalismo educacional e a marginalização dos institutos Federais-IFs. Inter-Ação, Goiania, v. 45, n.1, p.151-168, jan/abr. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8463 Acesso em: 10 jun. 2023.

JUNCKES, Cris R. G. Educação integral, ampliação do tempo escolar e formação da criança: possíveis relações. In: Reunião Científica Regional da ANPED: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Anais [...]. UFPR: XI Anped Sul, Curitiba, 2016. p. 1-17. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo4_CRIS-REGINA-GAMBETA-JUNCKES.pdf

MÉSZÁROS, I. Marx´s Theory of Alienation. 4 ed. Merlin Press: London, 1975.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre, ROJAS, Angelina Accetta, PIMENTA Maria de Fátima Barros. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 159-176, mar., 2018Revista on line de Política e Gestão Educacional [en linea]. 2018, 22(1), 159-176[fecha de Consulta 10 de Junho de 2023]. ISSN: . Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10788 Acesso em: 13 jun. 2023.ible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63776627901

SANTOS, S. C. M. dos. Políticas de privatização da educação básica no brasil: alguns apontamentos. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 22, n. 1, p. 249 a 261, 1 jun. 2017. Disponível em: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO . Acesso em: 2 jun. 2023.

SILVA, K. N. P.; SILVA, J. A. de A. da. Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino Médio Integral de Pernambuco. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 117-140, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5608 Acesso em: 13 jun. 2023.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 687 - 701 , maio, 2024.

SADER, Emir. Prefácio. In: A educação para além do capital. MÉSZÁROS, István. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.p.15-18.

SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, ano p.64-83/2021, v. 20, ed. 43, p. p.64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336/1441. Acesso em: 2 jun. 2023.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. As teses de abril de 2011 sobre educação, consciência de classe e estratégia revolucionária. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 31, n. 1, 137-166, jan./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n1p137/25662 Acesso em: 15 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

SILVA, Juliana Barbosa da; BRITO, Valéria Souza Lima; ALMEIDA, Maisa Rose Serra de. DIÁLOGOS SOBRE OS DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA OS/AS GESTORES/AS E COORDENADORES/AS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 687–701, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1746. Acesso em: 15 maio. 2025.