A IMPORTÂNCIA DA (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Autores

  • Antônio Domingos Moreira
  • Claudio Pinto Nunes Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Práticas Pedagógicas, Gestão Democrática

Resumo

Este estudo apresenta resultados da (Re)elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP, da Escola Municipal Alberto Arandy no município de Ibotirama, que está localizado na Identidade do Território Velho Chico, no Oeste da Bahia. A pesquisa aconteceu no ambiente escolar, com a equipe pedagógica, família, alunos, funcionários e comunidade geral. Os objetivos da pesquisa se fundamentaram em conceituar as práticas pedagógicas, o papel da família e a gestão escolar de forma participativa e democrática. Essa pesquisa buscou uma abordagem qualitativa, por intermédio da análise documental do PPP e do o Regimento Escolar da instituição, fundamenta a análise na pesquisa bibliográfica, embasado em autores que dialogam e apontam caminhos possíveis para a construção do PPP, com base na análise da qualidade efetiva da educação, uma vez que a meta principal do PPP deve ser o processo do ensino e a aprendizagem no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Especialista em Agroecologia pelo IF/Baiano; Coordenador Pedagógico Secretaria de Educação de Guanambi –Ba; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC; Membro Rede Latino-americana de pesquisa em Educação do Campo e Movimentos Sociais.

Claudio Pinto Nunes, Southwest Bahia State University

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB; Professor Visitante na Universidade Federal de Sergipe da Universidade Rovuma, em Moçambique; Editor da Revista Práxis Educacional e da Revista Educação em páginas (Redupa); Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq); bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ANTÔNIO DOMINGOS MOREIRA; CLAUDIO PINTO NUNES. A IMPORTÂNCIA DA (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 746–767, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1750. Acesso em: 8 jul. 2025.