EVASÃO ESCOLAR PÓS PANDEMIA: UMA AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO ANO 2022

Autores

  • Daniel Carlos Pereira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano image/svg+xml
  • Sidérea Santana Soares Universidade Estadual de Santa Cruz image/svg+xml
  • Marcelo Inácio Ferreira Ferraz

Palavras-chave:

Educação, Pós-Pandemia

Resumo

No ano de 2008 foi promulgada a lei 11289, de 29 de dezembro de 2008, a qual cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a sua distribuição espacial em todos os Estados da Federação incluindo o Distrito Federal. Assim sendo, tendo como um dos seus objetivos a expansão e interiorização do Ensino Profissional e Tecnológico nos diferentes Estados Brasileiros. Contudo, diante do cenário de pós-pandemia em que os estudantes muitos estudantes evadiram, configurando uma situação afetou os Institutos nos seus diferentes Estados da Federação no cenário nacional. Diante disso, para compreender este cenário foram adotados procedimentos metodológicos adotaram o método da estatística descritiva, em foram coletados dados secundários sobre Evasão Escolar, Renda Per Capita Familiar e Classificação Racial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia através da Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação. Foi adotado o ano de 2022 como referência para coleta dos dados, com o intuito de observar o período de retomada das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19. Tendo como objetivos analisar os indicadores de Evasão Escolar dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, compreender o perfil socioeconômico dos estudantes que evadiram e identificar os indicadores de evasão das Unidades dos Institutos Federais no ano 2022.

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Biografia do Autor

Daniel Carlos Pereira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Licenciado em Geografia na Universidade Católica do Salvador. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior-ABEC- Fundação Visconde de Cairu. Mestrando em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano- Campus Uruçuca.

Sidérea Santana Soares, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Economia e Licenciada em Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz, Especialista em Educação do Campo e Planejamento de Cidades na UESC, Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Itabuna-BA.

Marcelo Inácio Ferreira Ferraz

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1995), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2006). Professor efetivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DANIEL CARLOS PEREIRA DE OLIVEIRA; SIDÉREA SANTANA SOARES; MARCELO INÁCIO FERREIRA FERRAZ. EVASÃO ESCOLAR PÓS PANDEMIA: UMA AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO ANO 2022. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 808–820, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1755. Acesso em: 15 maio. 2025.