EVASÃO ESCOLAR PÓS PANDEMIA: UMA AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO ANO 2022
Palavras-chave:
Educação, Pós-PandemiaResumo
No ano de 2008 foi promulgada a lei 11289, de 29 de dezembro de 2008, a qual cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a sua distribuição espacial em todos os Estados da Federação incluindo o Distrito Federal. Assim sendo, tendo como um dos seus objetivos a expansão e interiorização do Ensino Profissional e Tecnológico nos diferentes Estados Brasileiros. Contudo, diante do cenário de pós-pandemia em que os estudantes muitos estudantes evadiram, configurando uma situação afetou os Institutos nos seus diferentes Estados da Federação no cenário nacional. Diante disso, para compreender este cenário foram adotados procedimentos metodológicos adotaram o método da estatística descritiva, em foram coletados dados secundários sobre Evasão Escolar, Renda Per Capita Familiar e Classificação Racial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia através da Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação. Foi adotado o ano de 2022 como referência para coleta dos dados, com o intuito de observar o período de retomada das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19. Tendo como objetivos analisar os indicadores de Evasão Escolar dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, compreender o perfil socioeconômico dos estudantes que evadiram e identificar os indicadores de evasão das Unidades dos Institutos Federais no ano 2022.
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