POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Desafios e Dilemas Num Contexto Pós – Pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Qualidade da Educação, Ensino Remoto

Resumo

O artigo trata de uma discussão reflexiva sobre o impacto da pandemia da COVID-19 no sistema educacional global e o papel das políticas públicas na reconstrução pós-pandemia. Propõe analisar os dilemas das políticas públicas na educação pós-pandemia e compreender como essas políticas influenciam a reconstrução e reestruturação do sistema educacional. Para embasar essa discussão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores como Baumam (2001); Xavier (1994); Souza (2006) e Bordieu (1968). A crise sanitária causou uma significativa interrupção nas atividades educacionais em todo o mundo, levando os governos a desenvolverem políticas públicas emergenciais para lidar com os desafios decorrentes dessa situação inédita. O texto destaca a importância da escola como espaço de integração social e responsável pela educação formal dos cidadãos, ressaltando a responsabilidade do Estado em garantir a estrutura e a qualidade do ensino. O distanciamento social resultou na adoção de estratégias de ensino remoto, o que impôs consequências objetivas e subjetivas na vida de alunos, professores e familiares, exacerbando desigualdades educacionais pré-existentes. A transformação do ensino remoto e suas implicações no emprego dos professores e na lógica do sistema educacional são discutidas, enfatizando a necessidade de compreender as dinâmicas sociais, econômicas e políticas para defender a educação pública e suas políticas.

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Biografia do Autor

Maria Emília de Andrade Santos Botelho, Southwest Bahia State University

Bacharel e licenciada em Psicologia. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (UESB)

Gabriela Cangussu de Souza Moraes, Southwest Bahia State University

Bacharel e licenciada em Psicologia. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da Uesb (NUPEP), Linha 1: Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde e do Centro de Pesquisas e Estudos Pedagógicos (CEPEP).

Ana Lúcia Moreira dos Santos, Southwest Bahia State University

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MARIA EMÍLIA DE ANDRADE SANTOS BOTELHO; GABRIELA CANGUSSU DE SOUZA MORAES; ANA LÚCIA MOREIRA DOS SANTOS. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Desafios e Dilemas Num Contexto Pós – Pandêmico. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 904–920, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1762. Acesso em: 8 jul. 2025.