POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Desafios e Dilemas Num Contexto Pós – Pandêmico
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Qualidade da Educação, Ensino RemotoResumo
O artigo trata de uma discussão reflexiva sobre o impacto da pandemia da COVID-19 no sistema educacional global e o papel das políticas públicas na reconstrução pós-pandemia. Propõe analisar os dilemas das políticas públicas na educação pós-pandemia e compreender como essas políticas influenciam a reconstrução e reestruturação do sistema educacional. Para embasar essa discussão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores como Baumam (2001); Xavier (1994); Souza (2006) e Bordieu (1968). A crise sanitária causou uma significativa interrupção nas atividades educacionais em todo o mundo, levando os governos a desenvolverem políticas públicas emergenciais para lidar com os desafios decorrentes dessa situação inédita. O texto destaca a importância da escola como espaço de integração social e responsável pela educação formal dos cidadãos, ressaltando a responsabilidade do Estado em garantir a estrutura e a qualidade do ensino. O distanciamento social resultou na adoção de estratégias de ensino remoto, o que impôs consequências objetivas e subjetivas na vida de alunos, professores e familiares, exacerbando desigualdades educacionais pré-existentes. A transformação do ensino remoto e suas implicações no emprego dos professores e na lógica do sistema educacional são discutidas, enfatizando a necessidade de compreender as dinâmicas sociais, econômicas e políticas para defender a educação pública e suas políticas.
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