NOVO ENSINO MÉDIO E TRABALHO DOCENTE: primeiras aproximações
Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Trabalho docente, Relações capitalistas de exploraçãoResumo
Este texto consiste em apontamentos iniciais de uma pesquisa em andamento sobre os impactos da Lei 13.415/17 (Novo Ensino Médio) no trabalho docente a partir de sua implementação. Trabalha-se com a hipótese de que o NEM faz parte de um projeto de intensificação das relações capitalistas de exploração do trabalho que também têm ênfase na profissão docente. O objetivo deste texto é apresentar elementos iniciais no que tange à implementação do NEM na Bahia e apresentar alguns dos elementos que apontam para a precarização do trabalho docente. Como referencial teórico para a discussão sobre o NEM utilizamos autores que estudam o EM no Brasil, a privatização da educação, a precarização do trabalho docente e as relações de trabalho no capitalismo, alguns dos autores já selecionados são Adrião (2018), Silva (2019, 2022), Martins (2021), Freitas (2018), Caetano (2018), Kuenzer (2017) e Antunes (2020). As discussões apontam para a necessidade de uma reavaliação e revogação do NEM, bem como uma maior atenção nas discussões acerca dos impactos da reforma para o trabalho docente, uma vez que ela rebaixa o processo de ensino-aprendizagem.
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Referências
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