A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA COMO PROTAGONISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NA BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Estado, PRONERA, UNEB

Resumo

O presente artigo é fruto do recorte de uma pesquisa de dissertação intitulada Egressos e egressas dos cursos superiores do PRONERA\UNEB: Contribuições da formação para a Educação do Campo, produzida e defendida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Sudoeste da Bahia. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA é uma política pública de Educação do Campo sustentada no tripé da parceria entre: Movimentos sociais, Instituições de ensino superior e o Instituto de Colonização na Reforma Agrária – INCRA. Essa formatação do Programa permite o fortalecimento do protagonismo dos povos do campo na constituição desta importante política. No decorrer da elaboração da pesquisa empírica evidenciou-se por meio das entrevistas o protagonismo que a UNEB assumiu na oferta de cursos pelo PRONERA, assim como na relação com os movimentos sociais e suas demandas, se destacando como a universidade baiana que mais cursos superiores executou por meio da parceria com o programa.

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Biografia do Autor

Hete Teixeira Leal

Mestre em Educação pelo PPGED– UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC e da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade Movimentos Sociais (REDE PECC-MS).

TATYANNE GOMES MARQUES, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

HETE TEIXEIRA LEAL; TATYANNE GOMES MARQUES. A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA COMO PROTAGONISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NA BAHIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 989–1004, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1768. Acesso em: 8 jul. 2025.