A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA COMO PROTAGONISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NA BAHIA
Palavras-chave:
Estado, PRONERA, UNEBResumo
O presente artigo é fruto do recorte de uma pesquisa de dissertação intitulada Egressos e egressas dos cursos superiores do PRONERA\UNEB: Contribuições da formação para a Educação do Campo, produzida e defendida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Sudoeste da Bahia. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA é uma política pública de Educação do Campo sustentada no tripé da parceria entre: Movimentos sociais, Instituições de ensino superior e o Instituto de Colonização na Reforma Agrária – INCRA. Essa formatação do Programa permite o fortalecimento do protagonismo dos povos do campo na constituição desta importante política. No decorrer da elaboração da pesquisa empírica evidenciou-se por meio das entrevistas o protagonismo que a UNEB assumiu na oferta de cursos pelo PRONERA, assim como na relação com os movimentos sociais e suas demandas, se destacando como a universidade baiana que mais cursos superiores executou por meio da parceria com o programa.
Downloads
Referências
BRASIL.INCRA. Manual de Operações do PRONERA. Brasília/DF. 2004
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Boitempo, 2019.
FERREIRA, Maria Jucilene Lima; CARVALHO, Luzeni Ferraz de Oliveira; BOGO, Maria Nalva Rodrigues de Araújo. Reflexões sobre o percurso histórico da Educação do Campo na UNEB: Abordagem Histórica. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 30, n. 61, p. 17-37, jan./mar. 2021.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 16, p. 989 - 1004, maio, 2024.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação para a “inclusão” e a “empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade. In: CANÁRIO, R.; RUMMERT, S. M. Mundos do trabalho e aprendizagem. Lisboa: Educa, 2009. p.61-77.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enigma da teoria nas pesquisas e análises da relação trabalho-educação: pontos para debate. Rio de Janeiro, IESAR/FGV, 1987, Mimeo.
GENTILI, Pablo (org.) Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. – São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor)
MARQUES, Tatyanne Gomes. Um pé na roça - outro na universidade: experiências de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2019. 366. F. Tese. (Doutorado) UFMG/FaE, 2019.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I; tradução de Reginaldo Santana, 18 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
PETERS, B. G. American Public Policy. Chatham, N.J.: Chatham House. 1986.
SANTOS, Boaventura de Sousa (1999), "Reinventar a democracia: entre o précontratualismo e o pós-contratualismo", in Reis, Daniel Aarão et al (org.), A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto.
SOUZA JÚNIOR, Mauro Roque de. Educação na Reforma Agrária: uma proposta extensionista da UNEB para o PRONERA. Dissertação de Mestrado - Salvador: UNEB, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.