MUNICIPALISMO E EDUCAÇÃO NO SUL DA BAHIA ENTRE AS DÉCADAS DE 1940 E 1950
Palavras-chave:
História e Memória, Municipalismo, EducaçãoResumo
O estudo refere-se a história e a memória do movimento municipalista na zona cacaueira do Sul da Bahia entre as décadas de 1940 e 1950 e sua relação com a questão educacional na região. O texto aqui apresentado é fruto do desenvolvimento inicial de um estudo no ano de 2023 no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Sobre a história do municipalismo no Brasil, o ano de 1946 foi visualizado como o momento que o movimento atingiu o seu ponto mais elevado, convertendo-se em um instrumento decisivo de ação, com a instauração dos debates em todas as regiões do país sobre as questões municipais (Delorenzo Neto, 1957), logo após a instalação de Associação Brasileira dos Municípios (ABM). Assim, o ideário municipalista presente na política adotada pelo Estado, durante o período, em análise, foi considerado como um dos principais fatores que contribuíram para a revisão territorial dos municípios mais importantes da zona do cacau (Itabuna e Ilhéus), com repercussões nos campos político e educacional. O clima de efervescência política provocado pelo municipalismo contribuiria para intensificar os movimentos pela criação de ginásios populares em suas localidades.
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