“OS VENTOS DO NORTE NÃO MOVEM MOINHOS”: a contribuição do pensar decolonial para uma pedagogia queer

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Pedagogia da desobediência, Teoria queer

Resumo

A educação escola brasileira, da forma como está arquitetada, carrega a herança de nosso passado colonial, que impôs a cultura e o conhecimento de povos dominantes a identidades que se expressavam de forma distinta e, por isso, não eram reconhecidos como legítimos. Sob essa perspectiva, a atuação da escola muitas vezes resultou na destruição de culturas e saberes; revelando a violência dessa instituição. Objetivamos neste texto, uma reflexão crítica acerca do modelo educacional que está posto, e, apresentamos a contribuição de um pensamento pautado na decolonialidade a partir das contribuições de pensadores latino-americanos, que denunciam tal realidade e propõe, como forma de ruptura, uma educação para a liberdade. Apontando para uma perspectiva decolonial, que se encontra com a educação como prática da liberdade, revelando que outra educação é possível. Dentre as provocações, propomos uma reflexão sobre a pedagogia decolonial queer, a fim de repensar nossas práticas no chão da escola que ainda são pautadas na exclusão, na abjetificação1, sobretudos dos corpos que borram as normas canônicas de gêneros e sexualidades. Questionar nossos próprios comportamentos e nossas próprias convicções é sempre muito mobilizador, para que resulte em alguma transformação, tal disposição precisa ser acompanhada da decisão de buscar informações, discutir e trocar ideias, ouvir aqueles e aquelas que, historicamente e socialmente foram instituídos como ‘outros’.

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Biografia do Autor

Celio Silva Meira

Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSal). Pesquisador-Colaborador do Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais -NuQueer, da UFRPE. Estuda as temáticas: Religiões afro-brasileiras, Território e Territorialidade, Gêneros, Sexualidades, Teoria queer e Educação decolonial.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

CELIO SILVA MEIRA. “OS VENTOS DO NORTE NÃO MOVEM MOINHOS”: a contribuição do pensar decolonial para uma pedagogia queer. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1059–1070, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1814. Acesso em: 13 maio. 2025.