RACISMO ALGORÍTMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS BRUMADO

Autores

  • Renato Ribeiro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano image/svg+xml
  • Erik Louhan Machado Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano image/svg+xml

Palavras-chave:

Formação, Informática, Opressão

Resumo

O artigo buscou identificar a percepção do conhecimento dos/as alunos/as do 3º ano do curso técnico em informática do IFBA - campus Brumado sobre a temática do racismo algorítmico. O racismo algorítmico é a forma de opressão que ocorre através dos algoritmos de inteligência artificial e do reconhecimento facial e tem como resultado a perpetuação do racismo estrutural na sociedade. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo sinalizar a necessidade do desenvolvimento de estudos sobre raça e gênero dentro da informática e alertar aos formandos que pretendem seguir na área, a existência dessa problemática e a forma como ela age dentro dos algoritmos. Diante disso, foi aplicado um formulário para coletar dados de pesquisa, tendo como público alvo os/as estudantes do 3° ano do curso integrado de informática. A coleta de dados possibilitou identificar se ao longo do curso os alunos obtiveram conhecimento sobre racismo algorítmico, dessa forma, constatou-se que os alunos têm baixo conhecimento sobre racismo algorítmico e nos alerta sobre a necessidade de incluir tal discussão na área técnica de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ribeiro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Técnico em informática pelo IFBA – Campus Brumado(2020-2024). Atualmente, cursando o primeiro semestre do curso de licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB).

Erik Louhan Machado Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Erik Louhan, durante toda sua jornada acadêmica foi estudante de escola pública. É formado em técnico em informática e atualmente está cursando Administração, ambos pelo instituto federal da Bahia(IFBA).

Referências

Cunha, Bianca Bispo; Silva, Taila Tanattia Cardoso. Racismo Algorítmico e formação profissional na computação: um estudo da participação de negros na informática do IFBA - Campus Brumado. 2022.

ALVES, Lynn Rosalina. Novas cartografias cognitivas: Uma análise do uso das tecnologias intelectuais por crianças da rede pública em Salvador, Bahia. Dia a Dia Educação, Salvador, p. 1 - 158, setembro, 1998. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2011/geografia_artigos/9disser_cartografia_cognitiva.pdf. Acesso em 17 de Setembro de 2023.

BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN Marie-France. Os Novos Modos de Compreender a Geração do Audiovisual e do Computador. Slideshare, São Paulo, p. 1 - 97, 1998. Disponível em: https://pt.slideshare.net/clebersonmoura/os-novos-modos-de-compreender-a-gerao-do-audiovisual-e-do-computador. Acesso em 17 de Setembro de 2023.

BESCHORNER, Anderson. O Crime de Racismo no Universo dos Jogos Online. UNIVATES, Lajeado, p. 1 - 42, junho, 2023. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/fe64f0f8-4ca2-42fa-98f4-e7503fc6c81e/content. Acesso em 10 de Agosto de 2023.

PLOENCIO, Marcelo Augusto. Crime Virtual de Racismo nos Jogos Online. nima, Santos, p. 1 - 48, dezembro, 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/28732/1/Crime%20virtual%20de%20racismo%20nos%20jogos%20online.pdf. Acesso em: 10 de Agosto de 2023.

REIS, Leoncio José; CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Dos Single aos Multiplayers: A História dos Jogos Digitais. Periódicos UFMG. Curitiba, p. 1 - 39, abril, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/858/656. Acesso em: 10 de Agosto de 2023.

SILVA, Tarcízio. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. Edições Sesc SP, 2022.

TEIXEIRA, João. O que é inteligência artificial. E-galáxia, 2019. WANG, JuHong; ZHANG, SongHai; MARTIN, Ralph R. New advances in visual computing for intelligent processing of visual media and augmented reality. Science China Technological Sciences, v. 58, n. 12, p. 2210-2211, 2015. Disponivel em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=oDSZDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=O+que+%C3%A9+intelig%C3%AAncia+artificial&ots=5GoBHbOqL0&sig=_Qcl9UVJC2f3jI96HL9wPtJzL08#v=onepage&q=O%20que%20%C3%A9%20intelig%C3%AAncia%20artificial&f=false. SILVA, T. da. (2020). Visão computacional e racismo algorítmico: branquitude e opacidade no aprendizado de máquina.Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(31). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/744 WANG, JuHong; ZHANG, SongHai; MARTIN, Ralph R. New advances in visual computing for intelligent processing of visual media and augmented reality. Science China Technological Sciences, v. 58, n. 12, p. 2210-2211, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

RENATO RIBEIRO SILVA; ERIK LOUHAN MACHADO SILVA. RACISMO ALGORÍTMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS BRUMADO. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1111–1125, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1818. Acesso em: 8 jul. 2025.