INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Sala de aula regularResumo
O presente artigo é o resultado de um estudo que buscou analisar o atendimento educacional especializado e sua contribuição para o processo de inclusão do aluno com deficiência na sala de aula regular. Essa investigação está no âmbito das discussões nacionais sobre as diretrizes para implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, Mec/SEEP,2008-Decreto n 6.571, de 17 de setembro de 2008, Resolução n° 4 de 2009 e o Decreto 7611 de 2011. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos conceitos de Minayo. A coleta de dados foi realizada por meio da observação, da entrevista e análises de documentos. Os resultados evidenciaram o papel importante que o AEE tem no processo de inclusão na sala de aula e no ambiente educativo. A pesquisa sugere que a sala de AEE é importante, mas para que a inclusão escolar aconteça, de fato, requer esforços colaborativos de toda a comunidade escolar para superar as barreiras que impedem a plena inclusão dos alunos.
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