PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL INSTITUCIONAL: As intervenções do PETI Ciências Sociais1 em benefício da comunidade acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Formação Discente, Programa de Educação Tutorial Institucional

Resumo

Com o intuito de apresentar o grupo PETI (Programa de Educação Tutorial Institucional) do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), este artigo versa sobre a origem deste grupo e a sua forma de organização, bem como a sua atuação, pautada nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Neste texto expomos alguns dos projetos e quadros fixos que foram e são executados pelos membros do grupo. Tais projetos se direcionam tanto para a comunidade interna, quanto externa à universidade. Destacamos o protagonismo dos seus membros em relação ao trabalho desenvolvido, assim como algumas dificuldades encontradas nestes dois anos de atuação do referido grupo.

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Biografia do Autor

Leonardo Santana Barreto, Southwest Bahia State University

Graduando em Licenciatura em Ciências Sociais (UESB). Vinculado ao Grupo de Pesquisa Oju Obìnrín - Observatório de Mulheres Negras (CNPq- UESB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Sociais da UESB.

Dalila Fernandes Logrado

Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, voluntária do Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Sociais da UESB.

Emili Almeida da Conceição, Universidade Federal da Bahia

Professora assistente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, doutoranda em Antropologia social pelo Dan/UnB, mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

BALAU-ROQUE, Marina Mercante. A experiência no Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação do estudante do Ensino Superior. 2012. 119 p. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617998>. Acesso em: 10 mar. 2024.

MELO FILHO, J. F. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E ARTICULAÇÕES. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial. v. 1, n. 1, p. 33–56, Outubro 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais - Licenciatura. Vitória da Conquista, 2020.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

LEONARDO SANTANA BARRETO; DALILA FERNANDES LOGRADO; EMILI ALMEIDA DA CONCEIÇÃO. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL INSTITUCIONAL: As intervenções do PETI Ciências Sociais1 em benefício da comunidade acadêmica. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1207–1217, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1824. Acesso em: 8 jul. 2025.