A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL NO PROCESSO EDUCACIONAL: a emancipação para a superação do racismo

Autores

Palavras-chave:

Emancipação, Racismo, Sociedade

Resumo

O presente artigo propõe a reflexão sobre o trabalho do letramento racial e o processo de emancipação do povo negro para politizar e conscientizar acerca dos direitos sancionados por lei, movimentos que buscam organizar a sociedade anos após a abolição da escravatura, um processo que violentou, ceifou e segregou os corpos negros do convívio social, ainda com fortes efeitos na atualidade. Desde o final do século XX, o Movimento Negro Unificado (MNU) tem batalhado através de potências antirracistas para que o povo negro alcance a igualdade no respeito e no acesso a melhores condições de vida. A presente pesquisa sustenta-se através das discussões sobre o pacto de biopoder e o racismo estrutural que motivam corriqueiramente intelectuais negros a levantarem a pauta do letramento para a emancipação, chegando à efetivação das políticas de ações afirmativas, a exemplo da Lei nº 10.639/03. Para o debate das discussões pretendidas, importantes intelectuais são mencionados, sendo os principais: bell hooks (2017), sobre as práticas educacionais; Neusa Santos Souza (2021), sobre o letramento racial; Nilma Lino Gomes (2017), sobre o MNU; Silvio Almeida (2019) sobre racismo estrutural; Sueli Carneiro (2011) sobre a identificação de agentes provocadores da desigualdade racial.

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Biografia do Autor

MATHEUS GABRIEL MATOS BENEVIDES, Southwest Bahia State University

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia – Campus VI – Departamento de Ciências Humanas – Caetité-BA. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Bolsista do Programa de Bolsa de Pesquisa (PROGPESQ). Pesquisador na identificação do epistemicídio contra a intelectualidade negra, com ênfase na literatura afro-brasileira entre os séculos XIX e XXI.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MATHEUS GABRIEL MATOS BENEVIDES. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL NO PROCESSO EDUCACIONAL: a emancipação para a superação do racismo. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1235–1247, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1826. Acesso em: 8 jul. 2025.