UMA ANÁLISE ACERCA DAS VIVÊNCIAS, TENSÕES E MOVIMENTO LGBTQIAPN+ EM ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DO LONGA METRAGEM “ALICE JÚNIOR”
Palavras-chave:
Diversidade, Identidade, ViolênciaResumo
O presente artigo faz uma análise do filme “Alice Júnior”, e tem como principal característica metodológica unir elementos da pesquisa autobiográfica e história de vida, tensionando um debate fenomenológico, em que trago, a partir de minha experiência vivenciada na disciplina “Violência na Escola”, a qual foi ofertada no curso de Ciências Sociais, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e as discussões no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Prisões, Violências e Direitos Humanos (NEPP). O trabalho problematiza o conceito de identidade social e a relação com o poder, aborda o contexto histórico do movimento LGBTQIAPN+, o que inclui a história de Stonewall, as mudanças da sigla ao longo dos anos, os respectivos significados de cada letra e das cores da bandeira. Por fim, mais especificamente na temática trans, o artigo problematiza o espaço escolar e as dificuldades de vivência decorrentes do preconceito e traz à tona os índices de violência contra pessoas trans no Brasil e suas implicações no contexto social.
Downloads
Referências
BARTH, Fredrik. Grupo étnico e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe, STREIFF-FERNART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Editora Unesp, 1998. p. 187-227.
BENEVIDES, Bruna. Assassinatos de pessoas trans voltam a subir em 2020. Disponível em: https://antrabrasil.org/category/violencia/. Acesso em: 12 de nov. de 2023.
BENTO, Berenice. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BLAKEMORE, Erin. Revolta de Stonewall deu origem ao movimento atual pelos direitos LGBTQ+. Publicado em 24 de jun. de 2021. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2021/06/gay-lgbt-revolta-de-stonewall-movimento-atual-pelos-direitos-lgbtqia. Acesso em 12 de nov. de 2023.
BRAZ, Denise Garrido de Carvalho. et al. Vivências familiares no processo de transição de gênero. Acta Paul Enferm, v. 33, eAPE20190251, ago. 2020.
COSTA, Anna Gabriela. Parada LGBTQIA+ leva 4 milhões, diversidade e 19 trios com artistas para avenida Paulista em SP. Publicado em 19 de jun. de 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/parada-lgbtqia-leva-multidao-diversidade-e-19-trios-com-artistas-para-avenida-paulista-em-sp/#:~:text=A%20parada%20seguiu%20rumo%20%C3%A0,de%203%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas. Acesso em: 13 de nov. de 2023.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru/SP, 2002.
DE OLIVEIRA, Luciana. Pessoas trans vivem sob ‘tolerância frágil’, diz pesquisadora que contabilizou 140 mortes em 2021. Publicado em 28 de out. de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/01/28/pessoas-trans-vivem-sob-tolerancia-fragil-diz-pesquisadora-que-contabilizou-140-mortes-em-2021.ghtml. Acesso em: 12 de nov. de 2023.
EM FOCO, Congresso. Um LGBTI+ é assassinado a cada 34 horas no país, aponta relatório. Publicado em 20 de jan. de 2023. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/mm-lgbti-e-assassinado-a-cada-34-horas-no-pais-aponta-relatorio-b8eb. Acesso em: 12 de nov. de 2023.
LOURO, Guacira Lopes. O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. p. 43-53.
SITE ORIENTANDO. Orientando, c2016. O que significa LGBTQIAPN+?. Disponível em: https://orientando.org/o-que-significa-lgbtqiap/. Acesso em: 07 de nov. de 2023.
TURCI, Fabio. Crimes de homofobia sobem no Brasil e vítimas relatam dificuldade de registrar ocorrência em delegacias. Publicado em 26 de dez. de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2022/12/26/crimes-de-homofobia-sobem-no-brasil-e-vitimas-relatam-dificuldade-de-registrar-ocorrencia-em-delegacias.ghtml. Acesso em: 12 de nov. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.