UMA ANÁLISE ACERCA DAS VIVÊNCIAS, TENSÕES E MOVIMENTO LGBTQIAPN+ EM ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DO LONGA METRAGEM “ALICE JÚNIOR”

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Identidade, Violência

Resumo

O presente artigo faz uma análise do filme “Alice Júnior”, e tem como principal característica metodológica unir elementos da pesquisa autobiográfica e história de vida, tensionando um debate fenomenológico, em que trago, a partir de minha experiência vivenciada na disciplina “Violência na Escola”, a qual foi ofertada no curso de Ciências Sociais, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e as discussões no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Prisões, Violências e Direitos Humanos (NEPP). O trabalho problematiza o conceito de identidade social e a relação com o poder, aborda o contexto histórico do movimento LGBTQIAPN+, o que inclui a história de Stonewall, as mudanças da sigla ao longo dos anos, os respectivos significados de cada letra e das cores da bandeira. Por fim, mais especificamente na temática trans, o artigo problematiza o espaço escolar e as dificuldades de vivência decorrentes do preconceito e traz à tona os índices de violência contra pessoas trans no Brasil e suas implicações no contexto social.

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Biografia do Autor

Luís Felipe Silva da Cruz, Southwest Bahia State University

Natural de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, Luís, único autor do artigo, se mudou para Vitória da Conquista para cursar psicologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e atualmente se encontra no 4º semestre.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

LUÍS FELIPE SILVA DA CRUZ. UMA ANÁLISE ACERCA DAS VIVÊNCIAS, TENSÕES E MOVIMENTO LGBTQIAPN+ EM ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DO LONGA METRAGEM “ALICE JÚNIOR”. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1290–1303, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1830. Acesso em: 13 maio. 2025.