RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: superando o silenciamento e produzindo resistências
Palavras-chave:
Estudantes negros/as, Reconhecimento identitário, Relações étnico-raciaisResumo
O presente estudo apresenta reflexões acerca da relação entre o reconhecimento identitário de estudantes negros/as e suas vivências no espaço escolar de uma instituição pública de educação. Tais reflexões compõem uma breve discussão bibliográfica, parte inicial de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB) que pretende analisar como se dá o processo de reconhecimento identitário de estudantes negros e negras em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental no município de Ilhéus/Bahia. Discutir o reconhecimento identitário a partir dos/as estudantes possibilita questionar a escola pública em suas práticas e contribui para que esta possa repensar sua lógica e alterar o percurso de construções no seu cotidiano, no estabelecimento do currículo e práticas pedagógicas. As narrativas desses sujeitos podem refletir as invisibilidades que precisam vir à tona como meio de demarcar um movimento de reestruturação para uma educação das relações étnico-raciais que acesse aqueles/as que vem sendo constantemente excluídos. Desse modo, a pesquisa visa desvelar as relações raciais que atingem o cotidiano escolar a partir das vozes dos estudantes e dialogar com intelectuais que vem pensando a escola na perspectiva antirracista e decolonial.
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