CONSTRUINDO PONTES DE COMPREENSÃO: Relato de experiência sobre a prática com grupos terapêuticos e orientação parental na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Psicoterapia Infantil, Técnicas de Psicoterapia

Resumo

Com a evolução da sociedade e os avanços na área de estudos voltados para o Desenvolvimento Humano, tem-se buscado cada vez mais compreender a criança como um ser biopsicossocial que possui particularidades em cada etapa do desenvolvimento. Dessa forma, o debate e a busca de intervenções na Área de Psicoterapia Infantil têm se tornado cada vez mais frequentes. O presente trabalho trata-se de um Relato de experiência produzido para a Disciplina Técnicas de Psicoterapia com Crianças do sétimo semestre de Psicologia da UESB. A experiência relatada constitui-se como resultado das intervenções grupais de oficinas terapêuticas executadas por três estudantes no período compreendido entre Outubro e Novembro de 2023 na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em Vitória da Conquista-BA. Os objetivos deste trabalho consistem em apresentar as experiências obtidas por meio da atividade prática relatada com os usuários da APAE por meio de oficinas terapêuticas para as crianças e adolescentes e oficinas de orientação parental para pais e/ou responsáveis. Durante as intervenções foi possível perceber a relevância de atividades de intervenção grupal como meio de propor maior interação social bem como a necessidade de ofertar um espaço de escuta para os pais e/ ou responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Mara Moreira Cardoso, Southwest Bahia State University

Graduanda em Psicologia na modalidade do Bacharelado e Licenciatura pela UESB, atualmente no 8º semestre. Bolsista de Iniciação Científica (FAPESB): Psicologia na formação docente.

Isadora Santana Pereira, Southwest Bahia State University

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Extensionista voluntário: Tratamento de Saúde Mental de Jovens e Adultos com Desregulação Emocional Grave.

Sara Luz Fernandes, Southwest Bahia State University

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Extensionista Voluntário: Tratamento de Saúde Mental de Jovens e Adultos com Desregulação Emocional Grave.

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Southwest Bahia State University

PhD em Psicologia, Professora Titular da Universidade Estadual da
Bahia – UESB e professora permanente externa do Programa de
Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Referências

AGUIAR, L. Origens e desenvolvimento da psicoterapia infantil. In: Gestalt-terapia com crianças [recurso eletrônico]: teoria e prática. [2. ed rev.atual] – São Paulo: Summus, 2014, p. 14-26.

BENEDETTI, T. B.; REBESSI, I. P.; NEUFELD, C.B. Programas de orientação de pais em grupo: uma revisão sistemática. Psicologia: teoria e prática. São Paulo, p. 368-398, jan-abr, 2020.

BITTENCOURT, M. F. et al. Evidências de validade de intervenções em grupo para orientação parental: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e31010514942-e31010514942, 2021.DOI:10.33448/rsd-v10i5.14942. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14942. Acesso em: 6 dec. 2023. FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES (FENAPAES). Quem somos. Disponível em: https://apaebrasil.org.br/conteudo/quem-somos. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

GUIMARÃES, M, C.; MALAQUIAS, J.H.V.; PEDROZA, R. L. S. Psicoterapia Infantil em grupo: possibilidades de escuta de subjetividades. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 13, n. 3-4, o. 687-710, dez, 2013.

MOTTA, C. C. L. D. MORÉ, C. L. O. O.; NUNES; C. H. S. D. S. O atendimento psicológico ao paciente com diagnóstico de depressão na Atenção Básica. Ciência e Saúde Coletiva, v. 22, n. 3, p. 911-920, 2017. OSETE, L. S.; PAIVA, G.; BONAFÉ SEI, M. Grupo aberto de crianças: quais as possibilidades de convivência e intervenção?. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 3, p. 175-182, 10 dez. 2019. ROSSI, E.; KIRCH, J. A.; ALLGAYER, M. Grupo Terapêutico de Crianças: Ampliando o Contexto da Intervenção. Encontro Nacional da ABRAPSO, 15, 2009.

SEI, M. B.; PEREIRA, L. A. V. Grupo arteterapêutico com crianças: reflexões. Revista da SPAGESP, São Paulo, vol. 6, n. 1, p. 39-47, 2005.

SILVA, C. V. M. da. Significações da Psicologia Clínica Infantil – Enfoque Histórico-Cultural. In: SILVA, C. V. M. da. Psicologia Clínica Infantil – Enfoque Histórico-Cultural. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2023. SUÁREZ, E. L.; REYES, W. G. Las terapias con recursos artísticos: su utilidad en la atención primaria de salud. Revista Cubana de Medicina General Integral, v. 16, n. 3, p.295-304, 2000. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

HELLEN MARA MOREIRA CARDOSO; ISADORA SANTANA PEREIRA; SARA LUZ FERNANDES; CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA. CONSTRUINDO PONTES DE COMPREENSÃO: Relato de experiência sobre a prática com grupos terapêuticos e orientação parental na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1332–1344, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1833. Acesso em: 15 maio. 2025.