AS INFÂNCIAS E A REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA: Pesquisas interinstitucionais e intersetoriais em andamento
Palavras-chave:
Rede de proteção à criança, Escola, Violência SexualResumo
O presente artigo relaciona duas pesquisas de cunho qualitativo em andamento, em níveis de Mestrado e Doutorado, em Programas de Pós-graduação em Educação realizadas em dois estados do Brasil e com abrangências distintas quanto a aplicabilidade e levantamento de dados. A pesquisa intitulada, “A infância, os Direitos da Criança e o papel da escola: em busca de uma infância protegida”, da Mestranda Jeane Silva Lima realiza-se no sudoeste da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista é vinculada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e a tese de doutorado intitulada “A Rede de Proteção à Criança e a pandemia: desafios postos aos conselhos tutelares nas políticas intersetoriais para garantia dos direitos de proteção e provisão”, da Doutoranda Priscila Rodrigues Nonato, vinculada à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). As pesquisas em questão se alinham ao serem desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação em Educação e permeiam a Rede de proteção à criança e os atravessadores das infâncias brasileiras e evidenciam os desdobramentos da proteção à criança com recortes de atenção no período pandêmico. As pesquisam apresentadas nesse artigo dialogam a respeito da função da proteção as violências no âmbito escolar e dos órgãos de proteção, sobretudo quanto à violência sexual. Tratam-se de reflexões oriundas de pesquisas em andamento e, portanto, sem pretensão de respostas conclusivas.
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