AS INFÂNCIAS E A REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA: Pesquisas interinstitucionais e intersetoriais em andamento

Autores

Palavras-chave:

Rede de proteção à criança, Escola, Violência Sexual

Resumo

O presente artigo relaciona duas pesquisas de cunho qualitativo em andamento, em níveis de Mestrado e Doutorado, em Programas de Pós-graduação em Educação realizadas em dois estados do Brasil e com abrangências distintas quanto a aplicabilidade e levantamento de dados. A pesquisa intitulada, “A infância, os Direitos da Criança e o papel da escola: em busca de uma infância protegida”, da Mestranda Jeane Silva Lima realiza-se no sudoeste da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista é vinculada à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e a tese de doutorado intitulada “A Rede de Proteção à Criança e a pandemia: desafios postos aos conselhos tutelares nas políticas intersetoriais para garantia dos direitos de proteção e provisão”, da Doutoranda Priscila Rodrigues Nonato, vinculada à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). As pesquisas em questão se alinham ao serem desenvolvidas no âmbito de programas de pós-graduação em Educação e permeiam a Rede de proteção à criança e os atravessadores das infâncias brasileiras e evidenciam os desdobramentos da proteção à criança com recortes de atenção no período pandêmico. As pesquisam apresentadas nesse artigo dialogam a respeito da função da proteção as violências no âmbito escolar e dos órgãos de proteção, sobretudo quanto à violência sexual. Tratam-se de reflexões oriundas de pesquisas em andamento e, portanto, sem pretensão de respostas conclusivas.

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Biografia do Autor

Jeane Silva Lima, Southwest Bahia State University

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED|UESB). Secretária Executiva e colaboradora do Programa de extensão Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA|UESB). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos da criança, Infâncias, violência sexual, com atuação em projetos sociais em ênfase na Educação de Crianças, adolescentes e Jovens, e Educação Popular.

Edmacy Quirina de Souza, Southwest Bahia State University

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2016). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Criança, Infância, Sociologia da Infância, Currículo, Relações étnico-raciais e diferença.

Priscila Rodrigues Nonato, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós graduação em Educação (PPGE/PUCGO). Mestrado em Serviço Social pela PUCGO. Graduada em Serviço Social pela PUCGO. Atua na Central Única das Favelas (CUFA) no enfrentamento á violência de gênero. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na infância- GEPCEI.

Romilson Martins Siqueira, Universidade Federal de Goiás

Pós Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, supervisão do professor Luiz Fernandes Dourado. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Diretor Executivo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Coordenador do GT07 da ANPED "Educação de Crianças de 0 a 6". Diretor da ANPAE Goiás. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

JEANE SILVA LIMA; EDMACY QUIRINA DE SOUZA; PRISCILA RODRIGUES NONATO; ROMILSON MARTINS SIQUEIRA. AS INFÂNCIAS E A REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA: Pesquisas interinstitucionais e intersetoriais em andamento. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1359–1375, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1835. Acesso em: 15 maio. 2025.