A BUSCA PELO ROMPIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA (HETEROCIS)NORMATIZANTE: um relato de experiência a partir do projeto “Cine-Debate: LGBT tem classe!”

Autores

Palavras-chave:

Cine-Debate, Classe trabalhadora, LGBT+

Resumo

O objetivo deste artigo se dá em relatar a experiência obtida através do projeto “Cine-Debate: LGBT tem classe!” do coletivo LGBT-Comunista (2018-2023). A atividade cineclubista aconteceu de julho a agosto de 2022 em uma sala na Pracinha da Cultura J. Murilo, na cidade de Vitória da Conquista (BA). O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um pensamento crítico coletivo sobre a vida da população LGBT+ e formas de organização da classe trabalhadora por meio do contato com cinco diferentes obras audiovisuais. O cine contava com dois momentos, a exibição do filme e um debate para partilha de comentários, guiados por referências bibliográficas específicas levantadas pelo próprio coletivo, partindo do método materialista histórico-dialético. Ao final do projeto, pode-se destacar uma práxis educadora coletiva entre os participantes para pensar a concretude da vida da população LGBT+ trabalhadora.

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Biografia do Autor

Julie Evilin Lopes Donato, Southwest Bahia State University

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - campus Vitória da Conquista. Integrante do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia - Linha 1 (NUPEP - UESB).

Caio Gabriel Barbosa Nascimento, Southwest Bahia State University

Graduando em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx/UESB). Bolsista pela CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

JULIE EVILIN LOPES DONATO; CAIO GABRIEL BARBOSA NASCIMENTO. A BUSCA PELO ROMPIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA (HETEROCIS)NORMATIZANTE: um relato de experiência a partir do projeto “Cine-Debate: LGBT tem classe!”. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1376–1387, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1836. Acesso em: 8 jul. 2025.