A BUSCA PELO ROMPIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA (HETEROCIS)NORMATIZANTE: um relato de experiência a partir do projeto “Cine-Debate: LGBT tem classe!”
Palavras-chave:
Cine-Debate, Classe trabalhadora, LGBT+Resumo
O objetivo deste artigo se dá em relatar a experiência obtida através do projeto “Cine-Debate: LGBT tem classe!” do coletivo LGBT-Comunista (2018-2023). A atividade cineclubista aconteceu de julho a agosto de 2022 em uma sala na Pracinha da Cultura J. Murilo, na cidade de Vitória da Conquista (BA). O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um pensamento crítico coletivo sobre a vida da população LGBT+ e formas de organização da classe trabalhadora por meio do contato com cinco diferentes obras audiovisuais. O cine contava com dois momentos, a exibição do filme e um debate para partilha de comentários, guiados por referências bibliográficas específicas levantadas pelo próprio coletivo, partindo do método materialista histórico-dialético. Ao final do projeto, pode-se destacar uma práxis educadora coletiva entre os participantes para pensar a concretude da vida da população LGBT+ trabalhadora.
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