DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: GÊNERO, SEXUALIDADE E DOMÍNIOS FOUCAULTIANOS

Autores

Palavras-chave:

Educação, Gênero e Sexualidade, Foucault

Resumo

Este artigo discute a abordagem de gênero e sexualidade na educação básica, além de problematizar o currículo escolar, destacando seu potencial para promover a cidadania e o respeito à diversidade cultural e também as deficiências que alargam violências e silenciamentos. As considerações sobre educação, currículo e formação docente visam promover questionamentos sobre como as subjetividades que estão a margem do padrão cis-gênero não são contempladas de maneira efetiva nos documentos que norteiam a educação no país e no estado da Bahia, especificamente. Ao focar nas contribuições do pensamento do filósofo Michel Foucault (1986), como base teórica, o texto explora como essa abordagem pode enriquecer o ensino de História e o debate sobre a Sexualidade no sentido de avançar tanto nas metodologias de ensino, quanto nas propostas pedagógicas e curriculares.

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Biografia do Autor

Welington de Sena Santos

Graduado em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui interesse pelos temas: Homoerotismo grego, Michel Foucault, Educação e Ensino Sexualidade, Gênero e diversidade.

Alexandre Galvão carvalho, Southwest Bahia State University

Professor Pleno do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Coordenador do Laboratório de Ensino e Historiografia da Antiguidade e do Medievo (leham). Doutor em História Social pela UFF.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

WELINGTON DE SENA SANTOS; ALEXANDRE GALVÃO CARVALHO. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: GÊNERO, SEXUALIDADE E DOMÍNIOS FOUCAULTIANOS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1397–1408, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1838. Acesso em: 15 maio. 2025.