DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: GÊNERO, SEXUALIDADE E DOMÍNIOS FOUCAULTIANOS
Palavras-chave:
Educação, Gênero e Sexualidade, FoucaultResumo
Este artigo discute a abordagem de gênero e sexualidade na educação básica, além de problematizar o currículo escolar, destacando seu potencial para promover a cidadania e o respeito à diversidade cultural e também as deficiências que alargam violências e silenciamentos. As considerações sobre educação, currículo e formação docente visam promover questionamentos sobre como as subjetividades que estão a margem do padrão cis-gênero não são contempladas de maneira efetiva nos documentos que norteiam a educação no país e no estado da Bahia, especificamente. Ao focar nas contribuições do pensamento do filósofo Michel Foucault (1986), como base teórica, o texto explora como essa abordagem pode enriquecer o ensino de História e o debate sobre a Sexualidade no sentido de avançar tanto nas metodologias de ensino, quanto nas propostas pedagógicas e curriculares.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 17 jul de 2023. BAHIA. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular Referencial da Bahia para o ensino médio (v. 2) / – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022. CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. Educação, diversidade e igualdade de direitos na escola. In: SANTANA, José Valdir Jesus de; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. (Org.). Diversidades, igualdade de direitos e cidadania na escola e na sociedade (no prelo). 1ed.Vitória da Conquista -BA: Edições Uesb, 2020, v. 1, p. 15-48. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: 2. O uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984b. _________. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque, Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988. __________. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P; DREYFUSD, H. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-149. Edição original: 1982.
LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. IN LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
_______. O currículo e as diferenças de gênero. COSTA, M.V.C. (org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. (p.85-92).
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. O PENSAMENTO DE FOUCAULT E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 309-313, Jan./Abr. 2005. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/.
NACIONAIS, Diretrizes Curriculares. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010.
SANTOS, Welington de Sena; CARVALHO, Alexandre Galvão. A História Antiga no Ensino Médio, a partir de uma perspectiva foucaultiana. In: XI Encontro Estadual de História da ANPUH Bahia. (De) colonialidades da história: independências, imperialismos e cidadania. 2022, Salvador, Bahia. Anais Eletrônicos, Anpuh, 2023. p. 1-11. Disponível em: https://www.encontro2022.bahia.anpuh.org/resources/anais/15/anpuh-ba-eeh2022/1659835683_ARQUIVO_d4dc7f7f7d7530c5fa21a7f6fc5cfdef.pdf; Acesso em: 18 de junho de 2023.
SILVA, Márcio Magalhães da. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Pedagogia Histórico-Crítica e sexualidade na educação escolar: considerações a partir da análise do tema “orientação sexual” nos parâmetros curriculares nacionais. Salvador, v. 7, n. 1, p. 78-88, jun. 2015.
SILVA. Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucaultianos / Petrópolis, RJ: Vozes, 1994 – (Ciências sociais da educação) vários autores. SILVA. Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994 – (Ciências sociais da educação) vários autores. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.