AQUILOMBAMENTO ACADÊMICO: um reflexo na clínica

Autores

Palavras-chave:

Aquilombamento, Clínica, Mulher negra

Resumo

Este relato possui o objetivo de compartilhar a experiência da estudante de Psicologia no grupo de estudos sobre Feminismo Negro vinculado ao grupo de Pesquisa Oju Obirin - Observatório de Mulheres Negras e, a partir disso, demonstrar como as partilhas feitas com o grupo contribuiram nos atendimentos psicológicos realizados pela discente. Para desenvolver a temática, buscou-se detalhar as dinâmicas do grupo de estudo, bem como optou-se em compartilhar um caso clínico para que fosse possível ilustrar os reflexos do encontro desses dois aspectos. Também foi apresentado o conceito de Aquilombamento para que fosse possível compreender o quão potencializador pode ser o fortalecimento de vínculo entre pessoas pretas. Assim, utilizou-se o estudo de caso que foi realizado na disciplina Práticas de Intervenção Comportamental e Cognitiva, no qual trata-se de uma mulher negra de 37 anos (C.) que, em um primeiro momento, as queixas principais estavam relacionadas a problemas de autopercepção, autoestima baixa, solidão e problemas com a irritabilidade. Por fim, a discente constata a importância do aquilombamento acadêmico para a construção da sua clínica enquanto futura psicóloga.

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Biografia do Autor

Rafaella Sthefany Pereira Araújo, Southwest Bahia State University

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil

Núbia Regina Moreira, Southwest Bahia State University

Doutora em Sociologia, Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd-UESB) e Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obirin Observatório de Mulheres Negras.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

RAFAELLA STHEFANY PEREIRA ARAÚJO; NÚBIA REGINA MOREIRA. AQUILOMBAMENTO ACADÊMICO: um reflexo na clínica. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1467–1477, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1843. Acesso em: 8 jul. 2025.