TRAJETÓRIA DE MULHERES NA CIÊNCIA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL
Palavras-chave:
Mulheres na Ciência, Mapeamento, Produção acadêmicaResumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica que surge das seguintes questões: o que os estudos do campo educacional publicados entre os anos de 2010 a 2019 têm discutido sobre trajetória de mulheres na ciência? Na perspectiva de responder esta indagação de pesquisa, delineou-se como objetivo geral mapear a produção acadêmica no Brasil que trata da trajetória de mulheres na ciência. Utilizou-se como metodologia o Estado da Arte que se caracteriza pela investigação crítica, de abordagem quanti-qualitativa. O mapeamento da produção acadêmica foi realizado no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Biblioteca virtual do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), nos Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos anais dos Seminários Fazendo Gênero e na Biblioteca da UNEB-Campus XII. Feito isso, realizou-se a coleta e a análise de 40 trabalhos, por meio da bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. Após analisar artigos, dissertações e teses produzidas, destaca-se que os dados apontam a necessidade de mais discussões visando compreender como essas mulheres se veem no mundo acadêmico e os principais caminhos de enfrentamento para alcançar oportunidades de participação e reconhecimento profissional e como pesquisadora na comunidade cientifica.
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