SURDOS, LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL:UM OLHAR PARAAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Surdos, Legislação, Políticas públicas

Resumo

Este artigo busca analisar os desafios enfrentados pelas políticas de inclusão de surdos no Brasil, assim como seus desafios para uma escola inclusiva. Partimos da premissa de que as políticas de inclusão para alunos surdos sofrem diversos problemas para sua implementação, desde a legislação, até a estrutura das escolas. Neste artigo construído em revisão de literatura, utilizamos uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Silva (2011), Quadros (2004) e Santos e Brasil (1996). Nossos resultados indicam que a educação de surdos enfrenta desafios enraizados, evidenciados desde o Congresso de Milão, refletindo uma longa história de subjugação. Apesar de uma legislação avançada em garantir direitos, sua aplicação ainda é deficiente no Brasil. Assim, afirmamos que investir em políticas públicas e melhorar a aplicação da legislação são passos cruciais para promover uma educação inclusiva e equitativa para os surdos.

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Biografia do Autor

Wermerson Meira Silva, Southwest Bahia State University

Doutor em Memória Linguagem e Sociedade/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, professor adjunto da UESB. Grupo de Pesquisa GEPEMDEC

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia/FAPESB. Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Graduado em Letras/LIBRAS pela UNIFCV.

GILVAN DOS SANTOS SOUSA

Mestre do Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, possui em Pedagogia pela UESB (2010),e graduação em Artes pela Universidade _UNIMES,. Especialização em Gestão ,Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes e Especialização em Artese Psiomotricidade pela FACIG

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

WERMERSON MEIRA SILVA; IGOR TAIRONE RAMOS DOS SANTOS; GILVAN DOS SANTOS SOUSA. SURDOS, LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL:UM OLHAR PARAAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1545–1556, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1848. Acesso em: 13 maio. 2025.