SURDOS, LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL:UM OLHAR PARAAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Surdos, Legislação, Políticas públicasResumo
Este artigo busca analisar os desafios enfrentados pelas políticas de inclusão de surdos no Brasil, assim como seus desafios para uma escola inclusiva. Partimos da premissa de que as políticas de inclusão para alunos surdos sofrem diversos problemas para sua implementação, desde a legislação, até a estrutura das escolas. Neste artigo construído em revisão de literatura, utilizamos uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Silva (2011), Quadros (2004) e Santos e Brasil (1996). Nossos resultados indicam que a educação de surdos enfrenta desafios enraizados, evidenciados desde o Congresso de Milão, refletindo uma longa história de subjugação. Apesar de uma legislação avançada em garantir direitos, sua aplicação ainda é deficiente no Brasil. Assim, afirmamos que investir em políticas públicas e melhorar a aplicação da legislação são passos cruciais para promover uma educação inclusiva e equitativa para os surdos.
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