EDUCAÇÃO INTERSECCIONAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM DIÁLOGO COM POLÍTICAS DE PROTEÇÃO À MULHER

Autores

Palavras-chave:

Educação, Direito, Sociologia

Resumo

No trabalho que se apresenta, através de uma revisão bibliográfica na busca de um diálogo entre a Sociologia e o Direito, será discutido o alcance das leis de proteção à mulher, traçando uma trajetória de como a mulher é pensada na corrente do feminismo hegemônico representada aqui pelo universalismo de Simone de Beauvoir, e no pós-estruturalismo de Judith Butler. Depois, a partir de Sueli Carneiro, Lélia Gonzalez, Patrícia Hill Collins e Heleieth Saffioti, traçar uma crítica a essas correntes ao não pensarem nas especificidades das opressões sofridas pelas mulheres negras e como isso afeta o alcance das leis de proteção à mulher. A educação possui papel fundamental na reprodução de valores de uma sociedade e um importante contribuinte para as respostas jurídico-políticas para os problemas decorrentes das inter-relações dentro da mesma. Todavia, no contexto brasileiro, a educação restrita aos espaços formais de educação tem se mostrado insuficiente para tratar de questões específicas que se referem ao acesso à direitos fundamentais para o livre exercício da cidadania como as leis de proteção à mulher que serão o recorte do presente artigo. Assim, a educação interseccional nos espaços não formais constitui-se como um importante instrumento que, em conjunto com as leis de proteção às mulheres, podem promover maior alcance das políticas públicas e melhorar sua efetividade para além do punitivismo.

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Biografia do Autor

Eduardo de Oliveira Gusmão, Southwest Bahia State University

Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi bolsista de iniciação à docência da CAPES. Atualmente bolsista do PETI Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Guilherme Alves de Matos, Faculdade Independente do Nordeste

Graduando em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). Membro do Núcleo de Estudos em Ciências Criminais da FAINOR. Estagiário da Procuradoria-Geral do Município de Vitória da Conquista.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

EDUARDO DE OLIVEIRA GUSMÃO; GUILHERME ALVES DE MATOS. EDUCAÇÃO INTERSECCIONAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM DIÁLOGO COM POLÍTICAS DE PROTEÇÃO À MULHER. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1583–1594, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1851. Acesso em: 15 maio. 2025.