REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: imagens de controle, teoria do ponto de vista e poder epistêmico

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Experiências de Trabalho, Professoras Negras

Resumo

O presente texto trata de um recorte de pesquisa de doutorado do Programa de Ciências Sociais da PUC/RJ, tendo como proposta a investigação de experiências de professoras negras que atuam na docência do ensino superior. A pesquisa encontra-se em andamento e apresentamos aqui uma discussão sobre as experiências de professoras negras do ensino superior, tomando como metodologia a análise de vídeos do Youtube de narrativas de professoras que relatam suas experiências como docentes de universidades, foi a partir dessa observação que surgiu o projeto de pesquisa doutoral. A pesquisa tem como objetivo analisar as experiências de professoras negras do ensino superior e correlacionar essas experiências a partir dos relatos coletados em vídeos da internet com as categorias da interseccionalidade, imagens de controle, teoria do ponto de vista e poder epistêmico. Esperamos contribuir para a problematização e discussão sobre a temática de professoras negras no ensino superior.

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Biografia do Autor

Rívia de Jesus Santos, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2012) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2014); Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2019) e doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica – PUC/RJ.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

RÍVIA DE JESUS SANTOS. REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: imagens de controle, teoria do ponto de vista e poder epistêmico. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1611–1622, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1853. Acesso em: 15 maio. 2025.