ALÉM DE QUATRO PAREDES: NOTAS PARA PROBLEMATIZAR ALGUMAS QUESTÕES DO BRINCAR LIVRE NOS ESPAÇOS EXTERNOS DE CRECHES

Autores

Palavras-chave:

Brincar, Espaços externos, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo pretende refletir alguns aspectos relacionados à temática do brincar livre nos espaços/ambiente externo da creche. Trata-se de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que visa compreender como as crianças exploram a natureza durante suas experiências do brincar livre nos espaços externos de uma determinada creche em Maracás-BA. Para este texto, pretende-se discutir e problematizar acerca dos espaços e ambientes externos oferecidos para a Educação Infantil, a partir do ponto de vista Teórico-metodológico com uma abordagem qualitativa com a utilização da pesquisa bibliográfica. Sendo ancorada nos autores Cardoso (2018), Barros (2018), Lima (2015), Piorski (2016), Tiriba (2018) entre outros. Os estudos apontam a crescente importância do pátio escolar como lugar da socialização, de exploração, de experimentação e de ambiente de extensão das salas de aula, amplia a possibilidade de explorar seu papel complementar e renovador das atividades pedagógicas convencionais. Em suma, o brincar é indispensável no processo de aprendizagem da criança, bem como, lhes dá a oportunidade de colecionar experiências e momentos lúdicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANANDA VIEIRA DOS SANTOS, Southwest Bahia State University

Graduada em Licenciatura em pedagogia- UESB
Mestranda em Educação- UESB
Membro do GEPELINF - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação,
Ludicidade E Infância.

MARILETE CALEGARI CARDOSO, Southwest Bahia State University

Graduação em Pedagogia e especialização em Psicomotricidade
Relacional pelo Centro Universitário La Salle em 1999.
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA,
2008), e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA,2018). Membro do GEPELINF - Grupo de Estudos e Pesquisa
em Educação, Ludicidade E Infância

Referências

BRASIL Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília,

MEC/SEB, 2009

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância?/ Stela Barbieri; Josca

Ailine Baroukh, coordenadora: Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves,

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 18, p. 1683 - 1696 , maio, 2024.

organizadora._ São Paulo: Blucher, 2012. _ (Coleções InterAções).

BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como

lugar com a natureza. Rio de Janeiro: Criança e Natureza e Alana, 2018.

BARROS, Maria Isabel Amando de. Movimentos dos quintais brincantes: quando eu pensava que era

um. Rio de Janeiro: Criança e Natureza e Alana, 2022. https://criancaenatureza.org.br/wpcontent/uploads/2022/03/Quintais-Brincantes-Sobrevoos-por-Vivencias-Educativas-Brasileiras.pdf.

Acesso em:16/02/2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado

de letras, 2002

DIAS, Adelso Murta Filho. O quintal é o território encantado da infância. Instituto Alana,

p.28 - 35. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wpcontent/uploads/2014/02/Crian%C3%A7a-e-Consumo-Entrevistas-Vol-5.pdf. Consulta:

/02/24

DORNELLES, Leni Vieira (2001). Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca.

In:___. CRAIDY, C. KAERCHER, G. E. (Orgs.) Educação infantil – Pra que te quero?

Porto Alegre: Artmed. Cap. 8

FORTUNA, Tânia Ramos. A formação lúdica docente e a universidade: contribuições da

ludobiografia e da hermenêutica pedagógica. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Programa

de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande

do Sul, Porto Alegre, 2011

FRIEDMANN, Adriana. As crianças estão sendo educadas por um outro mundo que foge aos muros da

escola. Instituto Alana, 2010. p. 47- 57. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wpcontent/uploads/2014/02/Crian%C3%A7a-e-Consumo-Entrevistas-Vol-5.pdf. Consulta:

/02/24

HADDAD, Lenira; HORN, Maria da Graça Souza. Criança quer mais do que espaço. Revista

Educação – Edição especial “Educação Infantil”. São Paulo, volume 1, 2011, p. 42-59.

HERMAN, PASSINEAU, SCHIMPF, TREUER. Orientando a criança para

amar a terra, São Paulo, Augustus, 1992.

HORN, M. G. Sabores, cores, sons aromas: organização dos espaços na educação infantil. Porto

Alegre: Artmed, 2004.

LIMA, Izenildes Bernardina de. A criança e a natureza: experiências educativas nas

áreas verdes como caminhos humanizadores. Dissertação (mestrado) – Universidade

Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entre ideias. Salvador, v.

, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

KISHIMOTO, Tizuko M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I

Seminário Nacional: Currículo em Movimento- perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov.

MACHADO, M. M. O brinquedo-sucata e a criança. Edições Loyola, 2003

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 18, p. 1683 - 1696 , maio, 2024.

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil; tradução Maria Adriana

Verissimo Veronese. Porto Alegre. Artmed.2002.

MORAES, Rita Jaqueline. Osso de árvore. São Leopoldo, 2013. 61 f. Monografia

(Especialização em Educação Infantil). Universidade do Vale do Rio dos

NOGUERA, Renato. O poder da infância: espiritualidade e política em afro perspectiva.

Momento: Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 127-142, jan./ abr., 2019.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos de chão: A natureza, o imaginário e o brincar. São

Paulo: Editora Petrópolis, 2016

SILVA, Glycia Melo de Oliveira et al. O Jogo Na Escola: Uma Análise da Intenção

Pedagógica de Professores de Educação Física. Conexões, Campinas, v. 10, n. 2, p.

-164, maio/ago. 2012

SANTOS, Ester Schossler dos. Criança e natureza: uma experiência em educação

infantil. UFRGS. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) –

Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Grupo de Trabalho em Saúde e

Natureza. Benefícios da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Rio de Janeiro: SBP; 2019.

TIRIBA, L. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a

natureza. 2. ed. Rio de Janeiro: Criança e natureza e Alana, 2018. Disponível em:

https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf.

Consulta: 15/09/23.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

ANANDA VIEIRA DOS SANTOS; MARILETE CALEGARI CARDOSO. ALÉM DE QUATRO PAREDES: NOTAS PARA PROBLEMATIZAR ALGUMAS QUESTÕES DO BRINCAR LIVRE NOS ESPAÇOS EXTERNOS DE CRECHES. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1683–1695, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1861. Acesso em: 15 maio. 2025.