ALÉM DE QUATRO PAREDES: NOTAS PARA PROBLEMATIZAR ALGUMAS QUESTÕES DO BRINCAR LIVRE NOS ESPAÇOS EXTERNOS DE CRECHES
Palavras-chave:
Brincar, Espaços externos, Educação InfantilResumo
O presente artigo pretende refletir alguns aspectos relacionados à temática do brincar livre nos espaços/ambiente externo da creche. Trata-se de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que visa compreender como as crianças exploram a natureza durante suas experiências do brincar livre nos espaços externos de uma determinada creche em Maracás-BA. Para este texto, pretende-se discutir e problematizar acerca dos espaços e ambientes externos oferecidos para a Educação Infantil, a partir do ponto de vista Teórico-metodológico com uma abordagem qualitativa com a utilização da pesquisa bibliográfica. Sendo ancorada nos autores Cardoso (2018), Barros (2018), Lima (2015), Piorski (2016), Tiriba (2018) entre outros. Os estudos apontam a crescente importância do pátio escolar como lugar da socialização, de exploração, de experimentação e de ambiente de extensão das salas de aula, amplia a possibilidade de explorar seu papel complementar e renovador das atividades pedagógicas convencionais. Em suma, o brincar é indispensável no processo de aprendizagem da criança, bem como, lhes dá a oportunidade de colecionar experiências e momentos lúdicos.
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Consulta: 15/09/23.
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