BRINCAR, CRIAR E SE MOVIMENTAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PERFORMANCES DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAJEDO DO TABOCAL – BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Perfomance, Brincar, Se-movimentar

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que busca investigar o
brincar, o criar, o movimentar-se como experiências performances de suma relevância no
desenvolvimento integral da infância. O objetivo principal desta pesquisa é compreender de que maneira
as crianças, de uma determinada escola de Lajedo do Tabocal- Bahia, criam suas performances por meio
do brincar e do se-movimentar; assim como, refletir como estas experiências de agenciamento são
compreendidas pelas crianças. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do método
etnográfico, que será realizada com crianças de 4 a 5 anos de idade que frequentam a pré-escola. Neste
artigo pretende-se refletir acerca das contribuições teóricas que versam o brincar, criar e se-movimentar
como performances da vida da criança, com estudos de (Kunz, 2014, 2015, 2017; Schechner, 2003;
Machado, 2010; Pereira e Fazzioni, 2019; Trebels, 2010), entre outros. Portanto, as ideias apresentadas
neste estudo têm a intencionalidade de ampliar a compreensão sobre o ato de brincar e se-movimentar
como ação fundamental e indispensável para o desenvolvimento da criança, bem como, evidenciar a
necessidade de o espaço escolar Infantil promover tempos e espaços que possibilite à criança ampliar
seu agenciamento e a sua singularidade.

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Biografia do Autor

GRACIELE OLIVEIRA PIRES, Southwest Bahia State University

Graduação em Licenciatura em Pedagogia- UESB
Mestranda em Educação- UESB
Membro do GEPELINF- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação,
Ludicidade e Infância.

PRISCILA d’ALMEIDA FERREIRA, Southwest Bahia State University

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestrado em Educação pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialização em Pneumo
Funcional pela Universidade Castelo Branco, Graduação em
Fisioterapia. Atualmente é professora Adjunta com Dedicação
Exclusiva da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),
Membro do núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Ações e Cuidados em
Fisioterapia (NEPAF).

MARILETE CALEGARI CARDOSO

Graduação em Pedagogia e especialização em Psicomotricidade
Relacional pelo Centro Universitário La Salle –RS..Mestre em
Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2008), e
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia
(UFBA,2018). Líder do GEPELINF - Grupo de Estudos e Pesquisa em
Educação, Ludicidade E Infância.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

GRACIELE OLIVEIRA PIRES; PRISCILA D’ALMEIDA FERREIRA; MARILETE CALEGARI CARDOSO. BRINCAR, CRIAR E SE MOVIMENTAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PERFORMANCES DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAJEDO DO TABOCAL – BAHIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1696–1707, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1862. Acesso em: 8 jul. 2025.