BRINCAR, CRIAR E SE MOVIMENTAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PERFORMANCES DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAJEDO DO TABOCAL – BAHIA
Palavras-chave:
Perfomance, Brincar, Se-movimentarResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que busca investigar o
brincar, o criar, o movimentar-se como experiências performances de suma relevância no
desenvolvimento integral da infância. O objetivo principal desta pesquisa é compreender de que maneira
as crianças, de uma determinada escola de Lajedo do Tabocal- Bahia, criam suas performances por meio
do brincar e do se-movimentar; assim como, refletir como estas experiências de agenciamento são
compreendidas pelas crianças. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do método
etnográfico, que será realizada com crianças de 4 a 5 anos de idade que frequentam a pré-escola. Neste
artigo pretende-se refletir acerca das contribuições teóricas que versam o brincar, criar e se-movimentar
como performances da vida da criança, com estudos de (Kunz, 2014, 2015, 2017; Schechner, 2003;
Machado, 2010; Pereira e Fazzioni, 2019; Trebels, 2010), entre outros. Portanto, as ideias apresentadas
neste estudo têm a intencionalidade de ampliar a compreensão sobre o ato de brincar e se-movimentar
como ação fundamental e indispensável para o desenvolvimento da criança, bem como, evidenciar a
necessidade de o espaço escolar Infantil promover tempos e espaços que possibilite à criança ampliar
seu agenciamento e a sua singularidade.
Downloads
Referências
CATUNDA, Ricardo. Brincar, criar, vivenciar na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
FERREIRA, Priscila D’Almeida. História da Educação do corpo e ergonomia na 4a série
do ensino fundamental: um estudo de caso.79 f. Dissertação (mestrado)- Faculdade de
Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
FIORENTIN, Sabrina. Corpo e corporeidade nas percepções e as práticas pedagógicas de
professores da educação infantil especial: da visão mecanicista / reducionista à visão
sistêmica / holística. Dissertação (Mestrado) – UTP, Universidade de Tuiuti do Paraná,
Curitiba: 2006
GARROCHO, Luiz Carlos. “Exercício de liberdade”. Dimensão na Escola. Belo
Horizonte,v. 1, n. 5, p. 2. mar./abr. 2008
KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize. A imprescindível e vital necessidade da criança:
Brincar e Se-Movimentar. In: KUNZ, Elenor (Org.). Brincar e Se-Movimentar: tempos e
espaços de vida da criança. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.
KUNZ, E. Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2. ed. Ijuí: Ed.
Unijuí, 2017.
KUNZ, Elenor. Didática da Educação Física 2. 4ed. Ijuii: Ed. Unijuí, 2014.
KUNZ, E. Práticas didáticas para um conhecimento de si de crianças e jovens na
educação física. In: KUNZ, E. (Org). Didática da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.
p. 15-52.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade. Porto
Alegre: UFRGS, v. 35. n. 02. p. 115-138, 2010.
MACHADO, Marina Marcondes. Só rodapés: Um glossário de trinta termos de- finidos na
espiral de minha poética própria. Rascunhos Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 53-67, 2015.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 18, p. 1695 - 1707 , maio, 2024.
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/a rticle/view/28813/17060.
Acesso em: 3 mar. 2024.
MALAGUZZI L. História idóias e filosofia básica, IN: EDWARDS. C. GANDINI,
L:FORMAN, G.As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação
da primeira infância. Tradução de Dayse Batista.Porto Alegre: Artmed, 1999
MARAUN, Heide-Karen. Ensino-Aprendizagem Aberto às Experiências: Sobre a Gênese
eEstrutura da Aprendizagem Autodeterminada na Educação Física. In: KUNZ, E.;TREBELS,
A. H. (Org.). Educação Física Crítico-Emancipatória: Com umaPerspectiva da
Pedagogia Alemã do Esporte. Ijuí: Ed: Unijui, 2010. p. 177-208
MEIRELLES, Renata. Território do brincar: diálogo com escolas. São Paulo: Instituto
Alana, 2015.
MELLO.M.O.F, FERRI.K.R. A ARTE DE SE PERFORMAR NO COTIDIANO
ESCOLAR: necessidade ou aprendizagem? Perspectiva sob o corpo da criança.Reunião
Científica Regional da ANPED - Educação, movimentos sociais e políticas
governamentais.UFPR - Curitiba / Paraná, 2016. Disponível em :
<http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo19_MARIANADE-OLIVEIRA-FELSKY-MELLO-KARLA-RENATA-FERRI.pdf> Acesso em : 09 de
fevereiro de 2024
MORENO, Gilmara Lupion. Trabalho pedagógico na educação infantil. Organização do
trabalho pedagógico na instituição de educação infantil. Org. Jaqueline Delgado Paschoal.
Londrina: 2007.
MUNARIM, Iracema; GIRARDELLO, Gilka. Crianças, mídias e cultura de movimento:
(Des)caminhos para pensar o corpo na infância. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA,
Maurício Roberto da (Orgs.). Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras
pedagogias do corpo. Rio de Janeiro: Vozes, 2012, p. 331-347.
OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e
adolescentes. 5a. Ed. São Paulo: Summus, 1980.
PEREIRA, D. de M.; FAZZIONI, M. J. A brincadeira como performance em um
espetáculo para crianças. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 1, 2019. DOI:
22478/ufpb.2177-8841.2019v10n1.47958. Disponível
em:<https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/47958.> Acesso em:
jul. 2023.
SCHECHNER, Richard. O que é Performance?.O Percevejo v. 11 n. 12. Rio de Janeiro:
Unirio. pp. 25-50, 2003.
SIMÃO, M. B. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE
A "HORA DA EDUCAÇÃO FISICA". Motrivivência Ano XVII, N° 25, p. 163-
Dez./2005.
TREBELS, A. H.. A Concepção Dialógica do Movimento Humano; uma Teoria do “Semovimentar”. In: KUNZ, E.; TREBELS, A. H. (Org.). Educação Física Critico
Emancipatória. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2010. p. 23-4
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.