O FILME AZALI E O TWITTER: lugares de produção do corpo da mulher negra

Autores

Palavras-chave:

Mulher negra, Corpo, Identidade, Mídia

Resumo

No estudo em questão, buscamos compreender a produção do corpo do sujeito mulher negra no
cenário atual, tendo como objetos de pesquisa o filme Azali (direção de Kwabena Gyanash,
Gana, 2018, 1h29min) e dois enunciados publicitários na rede social Twitter (2011, 2017). Para
tanto, inicialmente, vamos analisar como o corpo da mulher negra é mostrado nessas mídias e
entender a produção de sentido de inferioridade desses sujeitos. Assim, vamos nos debruçar nos
pressupostos teórico-metodológicos de Foucault (2007a, 2007b, 2001), Veiga-Neto (1996) e
Fernandes (2005) sobre discurso e enunciado; bem como em Almeida (2019), Davis (2016) e
hooks (2013) com as noções de racismo, raça e gênero. Para a análise discursiva, foram
selecionados enunciados significativos, por meio do procedimento de recorte de elementos de
cenas do filme e de anúncios publicitários, destacando o posicionamento da câmera, plano e
composição. Quando o corpo da mulher negra é mostrado nos enunciados midiáticos, ele é
constituído por discursos que limitam e determinam suas ações. Além disso, esses discursos
(re)produzidos historicamente reforçam estereótipos e a marginalização da mulher negra.
Concluímos que o corpo negro é produzido por discursos hegemônicos que materializam as
relações de poder, invisibilizam e subalternizam a identidade negra na sociedade.

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Biografia do Autor

Adeuma Silva Dias, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em História pela Universidade do Estado da Bahia, DCH
VI/UNEB e Administração pela Universidade Pitágoras Unopar
Anhanguera. Voluntária de IC/Edital 2022 pela Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia- Fapesb.

Janaina de Jesus Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, DCH
VI/UNEB, líder do Laboratório de Estudos do Audiovisual e do
Discurso - AUDiscurso/UNEB, atua no Programa de Pós-graduação
em Ensino, Linguagem e Sociedade- PPGEL e no Programa de Pósgraduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens -
PPGCEL/UESB.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ADEUMA SILVA DIAS; JANAINA DE JESUS SANTOS. O FILME AZALI E O TWITTER: lugares de produção do corpo da mulher negra. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1721–1739, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1864. Acesso em: 15 maio. 2025.