A Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, DCH VI/UNEB, líder do Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso - AUDiscurso/UNEB, atua no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade- PPGEL e no Programa de Pósgraduação em
Palavras-chave:
Mapas mentais, Espaço vivido, Geografia culturalResumo
Este trabalho apresenta aspectos teórico-metodológicos sobre a aplicação da metodologia de
Salete Kozel, através da elaboração de mapas mentais, referenciados pela Geografia das
representações. Insere-se, neste contexto, uma avaliação sobre a importância da comunicação
simbólica, que se apresenta exemplificada através das pinturas rupestres e dos mapas de roteiros
de viagens, registrados nos diários dos sertanistas, durante as expedições exploratórias no
Brasil, durante o século XVIII. A aplicação e construção dos mapas mentais, nesta proposta de
trabalho, faz parte do espaço vivido no imaginário das crianças Anageenses e Caraíbenses,
municípios do sertão da Bahia. A execução da atividade pedagógica foi realizada com os
estudantes do Ensino fundamental I e II, com idade entre nove e quatorze anos, na Escola
Municipal Helita Silveira, no Povoado Tábua dos Alves-Caraíbas-Bahia. Os municípios de
Anagé e Caraíbas são limítrofes, portanto, os estudantes, participantes do estudo e matriculados
na escola em referência, são oriundos dos dois municípios. A aplicação da atividade dos mapas
mentais transpareceu as percepções imagéticas dos estudantes que, através de desenhos, signos,
símbolos, expressaram aspectos do seu espaço vivido e a sua compreensão sociocultural.
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