MEMÓRIAS, SABERES E EXPERIÊNCIAS DE PAULO FREIRE EM “CARTAS A CRISTINA”

Autores

Palavras-chave:

Memória, Saberes, Experiências

Resumo

O presente artigo faz uma análise do livro “Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e
minha Práxis” de Paulo Freire, tendo por base três categorias: memória, saberes e experiências.
Nesse livro, Freire vai nos revelando sua própria história, buscando contextualizar com o tempo
histórico em que escreveu e viveu, os textos são frutos da comunicação com sua sobrinha
Cristina durante o período em que esteve em exílio. A obra, Cartas a Cristina, trata de memórias
escritas que evocam memórias da sua trajetória como educador e, ao ler os relatos, é possível
verificar como suas experiências foram formando sua prática nos mostrando que narrar sua vida
se faz por narrar-se frente aos conflitos concretos de uma realidade, destacando a forma como
ele se aventura a se posicionar num determinado domínio de relações de forças, que é, no caso
em pauta, o campo da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla De Souza Ferraz, Southwest Bahia State University

Geógrafa , pedagoga especialista em meio ambiente. Mestranda do
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED -UESB na linha de
pesquisa Formação Humana e processo de subjetivação, sob orientação do
Professor Dr. Luiz Artur Cestari dos Santos

Luiz Artur Cestari dos Santos, Southwest Bahia State University

Graduado em Pedagogia (1997), Mestre em Educação (2000) e Doutor em
Educação pela UFP; Professor Pleno da UESB. Realiza pesquisa sobre a
circulação de ideias no campo educacional no Brasil, é professor e orientador
do PPGEd/UESB e o PPGCA/UESB, do mestrado e doutorado do
PPGE/UFPE.

Manuella Souza Ferraz, Southwest Bahia State University

Historiadora, pedagoga e psicopedagoga. Mestranda do Programa
de Pós-graduação em Educação – PPGED -UESB na linha de pequisa
Formação Humana e processo de subjetiva sob orientação do Professor
Dr. Luiz Artur Cestari dos Santos

Referências

DE BENEDICTIS, Nerêida Maria Santos Mafra De. Memória e Geografia social de mulheres

em Rio de Contas -BA. Vitória da Conquista: Edições UESB 2020.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência.

Revista Brasileira de Educação, nº19, 2002.

CESTARI, Luís Artur Santos. Autobiografias e formação: aproximações problemáticas no

Movimento Pesquisa/Formação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 92, n. 230, p. 83-106,

jan./abr. 2011.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2000

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

ANA CARLA DE SOUZA FERRAZ; LUIZ ARTUR CESTARI DOS SANTOS; MANUELLA SOUZA FERRAZ. MEMÓRIAS, SABERES E EXPERIÊNCIAS DE PAULO FREIRE EM “CARTAS A CRISTINA” . Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1753–1766, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1866. Acesso em: 8 jul. 2025.