DESAQUENDAR A EDUCAÇÃO PARA SUBJETIVIDADE E DIVERSIDADE DA IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Diversidades, Escola, Identidade de Gênero e Sexualidades

Resumo

No mundo contemporâneo, há um vocativo para repensar o espaço escolar enquanto uma instituição
promotora na formação de cidadãos/ãs que compreendam as diversidades de identidades de gênero e
sexualidades, suas intersecções, a partir de uma educação crítica e emancipatória. Contraditoriamente,
observamos resistências de um padrão educacional conservador, histórico, moderno-colonial, calcado
em lógicas binárias de saber-poder, estruturantes às normas hegemônicas, materializadas em regimes de
modos de ser e existir pela ótica cisgênero, heterossexual, patriarcal, branca e capitalista. Em
consequência a esta estrutura, tem-se como um dos resultados a (re)produção de determinados processos
educativos cisheterossexistas, que promovem a manutenção de violências contra corpos em dissidência
em relação ao ideário de sujeito-universal. Portanto, nessa conjuntura, a escola se apresenta como um
possível tentáculo de uma tecnologia necrobiopolítica que opera através de pedagogias
cisheteronormativas o status quo de um regime que aquenda a diversidade de subjetividades inerentes
a condição sócio-humana. Isto posto, questionamos a partir deste trabalho, se o sujeito é historicamente
constituído pelas relações de poder de uma determinada época, quais são as práticas contemporâneas
que resistem e produzem subjetividades em dissidência às normas que concebem um ideário-padrão de
sujeito a ser constituído na escola? Ao partir de tal indagação, desaquendar reflexões é o objetivo
proposto neste estudo, e, para tal, utilizou-se do método da pesquisa bibliográfica e do caráter analíticoreflexivo dos autores a fim de realizarmos o levantamento de bibliografias que tencionam discussões
sobre as populações submetidas à subalternização social devido ao regime sexo-gênero-desejo binário
e biomoral. Neste ínterim, a promoção de debates se torna imprescindível para ficcionar realidades em
que se torne possível o desenvolvimento de uma educação libertadora e democrática na instituição
escolar.

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Biografia do Autor

Douglas Lima Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia

Licenciade em Letras, Língua Inglesa e Literaturas (UNEB).
Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ensino Linguagem e
Sociedade (PPGELS, UNEB campus VI).

Hárllen Éric B. de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Bacharel em Psicologia (UNIFG); Pós-graduado em Psicologia
Organizacional e do Trabalho (FUTURA); Mestrando pelo Programa
de Pós-graduação em Ensino Linguagem e Sociedade (PPGELS,
UNEB campus VI).

Ana Luiza Salgado Cunha, Southwest Bahia State University

Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB); Doutora em Educação pela Universidade Federal
de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação e Pedagoga Pela
Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do VIVA´s
– Grupo de Pesquisa em Estudos Feministas.

Janaina de Jesus Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular na Universidade do Estado da Bahia -
UNEB/Campus VI, atua no Programa de Pós-graduação em
Ensino, Linguagem e Sociedade - PPGELS/UNEB, Programa de
Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem -
PPGCEL/UESB e lidera o Laboratório de Estudos do Audiovisual
e do Discurso - AUDiscurso/UNEB/CNPq.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DOUGLAS LIMA RODRIGUES; HÁRLLEN ÉRIC B. DE CASTRO; ANA LUIZA SALGADO CUNHA; JANAINA DE JESUS SANTOS. DESAQUENDAR A EDUCAÇÃO PARA SUBJETIVIDADE E DIVERSIDADE DA IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 1782–1801, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1868. Acesso em: 15 maio. 2025.