A DESATIVAÇÃO DE ESCOLAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE LUGARES DE MEMÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Memória, Desativação de escola, Lugar de memória

Resumo

O presente artigo traz uma discussão sobre a importância de escola como espaço para construção e reconstrução de memórias, através dos vínculos sociais e afetivos ali estabelecidos, com foco na leitura social em relação a desativação das escolas em Vitória da conquista. Como estratégia de investigação foi realizada uma abordagem qualitativa de análise metodológica exploratória com procedimentos técnicos de investigação bibliográfica e documental, dialogando com autores como: Halbwachs(1990), De Benedictis(2020) e Nora (1993). Os estudos apontaram que sete escolas estaduais foram desativadas nos últimos 5 anos e estavam localizadas em diferentes bairros, comprometendo o acesso à educação dos sujeitos que, por diversos motivos não teriam condições de se deslocar para outros espaços, além das relações sócio afetivas ali construídas, enraizadas através dos sentimentos e afetos que configuram a escola como lugar de memória. Portanto a desativação de um espaço escolar traz danos imensuráveis aos sujeitos pertencentes ao grupo social ali constituído.

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Biografia do Autor

Valéria Matos de Oliveira, Southwest Bahia State University

Licenciada em Geografia-UESB
Pós-graduada em Espaço, sociedade e meio ambiente- FACINTER
Mestranda em Educação no PPGED-UESB. Professora efetiva da rede estadual de ensino da Bahia.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

VALÉRIA MATOS DE OLIVEIRA. A DESATIVAÇÃO DE ESCOLAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE LUGARES DE MEMÓRIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 2088–2098, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1882. Acesso em: 8 jul. 2025.