A DESATIVAÇÃO DE ESCOLAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE LUGARES DE MEMÓRIA
Palavras-chave:
Memória, Desativação de escola, Lugar de memóriaResumo
O presente artigo traz uma discussão sobre a importância de escola como espaço para construção e reconstrução de memórias, através dos vínculos sociais e afetivos ali estabelecidos, com foco na leitura social em relação a desativação das escolas em Vitória da conquista. Como estratégia de investigação foi realizada uma abordagem qualitativa de análise metodológica exploratória com procedimentos técnicos de investigação bibliográfica e documental, dialogando com autores como: Halbwachs(1990), De Benedictis(2020) e Nora (1993). Os estudos apontaram que sete escolas estaduais foram desativadas nos últimos 5 anos e estavam localizadas em diferentes bairros, comprometendo o acesso à educação dos sujeitos que, por diversos motivos não teriam condições de se deslocar para outros espaços, além das relações sócio afetivas ali construídas, enraizadas através dos sentimentos e afetos que configuram a escola como lugar de memória. Portanto a desativação de um espaço escolar traz danos imensuráveis aos sujeitos pertencentes ao grupo social ali constituído.
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Referências
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