DESAFIOS DA INSERSÃO DE ESCRITORAS E ESCRITORES NEGROS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Currículo, Escritores negros

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a exclusão histórica de escritoras e escritores negros nas
leituras escolares obrigatórias no ensino médio. Dada a importância da representação literária,
procura-se compreender como a inclusão de autores e autoras negras no currículo pode
contribuir para uma educação mais inclusiva e enriquecedora a partir da implementação da Lei
nº 10.639/2003. A questão que move este estudo é: qual o impacto da inclusão de autores negros
no programa de estudos e quais os principais desafios que os educadores e as instituições de
ensino enfrentam neste processo? A metodologia de pesquisa utilizada neste artigo será a
revisão bibliográfica, realizada através da busca nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo
(Scientific Eletronic Library Online), além de livros. Como conclusão, entende-se a
importância da apropriação de uma consciência étnica-racial dos estudantes do ensino médio.

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Biografia do Autor

Douglas Souza Bezerra, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de
Ciências Humanas (DCH-VI).

Zoraide Portela Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora
assistente da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DOUGLAS SOUZA BEZERRA; ZORAIDE PORTELA SILVA. DESAFIOS DA INSERSÃO DE ESCRITORAS E ESCRITORES NEGROS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 2114–2122, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1884. Acesso em: 15 maio. 2025.