DESAFIOS DA INSERSÃO DE ESCRITORAS E ESCRITORES NEGROS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Literatura, Currículo, Escritores negrosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a exclusão histórica de escritoras e escritores negros nas
leituras escolares obrigatórias no ensino médio. Dada a importância da representação literária,
procura-se compreender como a inclusão de autores e autoras negras no currículo pode
contribuir para uma educação mais inclusiva e enriquecedora a partir da implementação da Lei
nº 10.639/2003. A questão que move este estudo é: qual o impacto da inclusão de autores negros
no programa de estudos e quais os principais desafios que os educadores e as instituições de
ensino enfrentam neste processo? A metodologia de pesquisa utilizada neste artigo será a
revisão bibliográfica, realizada através da busca nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo
(Scientific Eletronic Library Online), além de livros. Como conclusão, entende-se a
importância da apropriação de uma consciência étnica-racial dos estudantes do ensino médio.
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Referências
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