MOVIMENTOS DIALÓGICOS ENTRE LITERATURA E TELEVISÃO: o livro infantil originado do K-drama It´s Okay to Not Be Okay e a sua contribuição para a (re)construção de subjetividade(s)

Autores

Palavras-chave:

K-drama, Literatura Infanto-juvenil, Linguística Aplicada

Resumo

O presente artigo procura analisar de maneira dialógica excertos do livro sul-coreano infanto-juvenil
intitulado O menino que se alimentava de pesadelos, publicado pela editora Intrínseca em 2021 no
Brasil, o qual é parte integrante da trama do k-drama da Netflix Tudo Bem Não ser Normal (2020).
Buscamos compreender as relações multissemióticas entre os dois gêneros discursivos, focalizando a
contribuição das duas obras para o enfrentamento de problemas relacionados à saúde mental e para
suscitar possíveis tensões sobre movimentos de (re)construção de subjetividade(s). Para tanto, valemonos de um olhar Indisciplinar próprio da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2019) e das contribuições
de Geraldi (2010), Bakhtin (2016), Grilo (2009), Todorov (1981), Ribeiro (2010), Modl (2015), Clot
(2010; 2013) e Rojo (2012) para (re)dimensionar as sensíveis abordagens genéricas do livro e da série
de TV em exame sobre amadurecimento e gerenciamento de traumas a partir da noção de alteridade.

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Biografia do Autor

Mateus Freire Santana Silva, Southwest Bahia State University

Mestrando (Bolsista Capes) no Programa de Pós-graduação em
Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de
pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste
da Bahia (UESB), sob orientação da Prof. Dra. Fernanda de Castro
Modl.

Marina Santos Soares Pereira, Southwest Bahia State University

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura,
Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de pesquisa: Linguística
Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),
sob orientação da Prof. Dra. Fernanda de Castro Modl.

Larissa Felicidades dos Santos, Southwest Bahia State University

Mestranda (Bolsista Capes) no Programa de Pós-graduação em Letras,
Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de pesquisa:
Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB), sob orientação da Prof. Dra. Fernanda de Castro Modl.

Fernanda de Castro Modl, Southwest Bahia State University

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras:
Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de pesquisa
Linguística Aplicada, e do Departamento de Estudos Linguísticos e
Literários (DELL), Área de Metodologia e Prática de Ensino (AMPE).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MATEUS FREIRE SANTANA SILVA; MARINA SANTOS SOARES PEREIRA; LARISSA FELICIDADES DOS SANTOS; FERNANDA DE CASTRO MODL. MOVIMENTOS DIALÓGICOS ENTRE LITERATURA E TELEVISÃO: o livro infantil originado do K-drama It´s Okay to Not Be Okay e a sua contribuição para a (re)construção de subjetividade(s). Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 2152–2168, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/1887. Acesso em: 15 maio. 2025.