MOVIMENTOS DIALÓGICOS ENTRE LITERATURA E TELEVISÃO: o livro infantil originado do K-drama It´s Okay to Not Be Okay e a sua contribuição para a (re)construção de subjetividade(s)
Palavras-chave:
K-drama, Literatura Infanto-juvenil, Linguística AplicadaResumo
O presente artigo procura analisar de maneira dialógica excertos do livro sul-coreano infanto-juvenil
intitulado O menino que se alimentava de pesadelos, publicado pela editora Intrínseca em 2021 no
Brasil, o qual é parte integrante da trama do k-drama da Netflix Tudo Bem Não ser Normal (2020).
Buscamos compreender as relações multissemióticas entre os dois gêneros discursivos, focalizando a
contribuição das duas obras para o enfrentamento de problemas relacionados à saúde mental e para
suscitar possíveis tensões sobre movimentos de (re)construção de subjetividade(s). Para tanto, valemonos de um olhar Indisciplinar próprio da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2019) e das contribuições
de Geraldi (2010), Bakhtin (2016), Grilo (2009), Todorov (1981), Ribeiro (2010), Modl (2015), Clot
(2010; 2013) e Rojo (2012) para (re)dimensionar as sensíveis abordagens genéricas do livro e da série
de TV em exame sobre amadurecimento e gerenciamento de traumas a partir da noção de alteridade.
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Referências
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