RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UM AMBIENTE BRINCANTE: ALGUNS APONTAMENTOS
Palavras-chave:
Brincadeiras, Brinquedoteca Lydia Hortélio, CriançasResumo
Este relato buscou trazer algumas observações realizadas ao decorrer da monitoria do projeto de
extensão da brinquedoteca Lydia Hortélio, de modo em que sejam abordados alguns dos saberes e
culturas que foram compartilhados ao desenvolver desta experiência, além de apresentar alguns dos
desafios e empasses encontrados durante a participação da primeira autora desta obra na condição de
monitora bolsista. Para isto, foi realizada a construção do seguinte relato de experiência a partir de
vivências, observações, registros e pesquisas de cunho bibliográfico no interior dos Periódicos Capes e
na plataforma Scielo, nas quais planejou-se traçar um diálogo com diferentes autores/as como, por
exemplo, Mussi et al., Kishimoto, Florestan Fernandes, Eleutério et al., a fim de melhor embasar a
construção e articulação deste texto. Com base em observações e nas pesquisas realizadas, objetivou-se
estruturar uma reflexão na perspectiva do espaço da brinquedoteca, em como sua organização influencia
no processo de prática e construção das brincadeiras, na forma que elas auxiliam no desenvolvimento e
na aprendizagem das crianças, além de analisar a forma em que este ambiente, em muitos momentos,
acaba por ser confundido com o espaço de um “depósito” por parte de algumas das famílias. Deste
modo, tais vivências possibilitaram uma série de reflexões relacionadas à brinquedoteca, suas práticas e
seu espaço. A partir deste processo reflexivo, concluiu-se que este ambiente não só se faz um importante
lócus de pesquisa e prática para os estudantes de Pedagogia, mas que também desempenha um papel
fundamental no desenvolvimento infantil.
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